Engenharia Civil realiza visita técnica nos segmentos de esgotamento Sanitário e Fundações

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Assessoria de Comunicação - URI/FW
22/04/2015

Com as temáticas voltadas para a ensino e extensão universitária, os alunos do curso de Engenharia Civil participaram, no dia 11, de uma visita à cidade de Chapecó – SC, com a missão de aprofundamento de estudos de disciplinas no semestre.


O roteiro incluiu atividades nos segmentos de esgotamento sanitário com a visita na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), obras de terra com as atividades de estacas de contenção de divisa e fundações em duas obras.


A ETE de Chapecó possui um tratamento conhecido por lodos ativados seguido de um processo de decantação. A eficiência do tratamento está próxima de 98%, embora esteja com atendimento para 40% da população da cidade e com uma vazão estimada em 150l/s. Existe uma projeção de ampliação para mais de 90% do perímetro urbano, com elevação da vazão para próximo de 500 l/s.


Conforme explicou o professor Willian Cadore, coordenador do curso, a geotecnia é uma área que abrange atividades como fundações, obras de terra e contenção de taludes. Essas atuações do profissional de engenharia civil foram verificadas em duas obras.


Finalizando a atividade, os alunos visitaram o canteiro de obras de um pavilhão com mais de 3 mil metros quadrados de área.


A visita foi proposição de das disciplinas de Saneamento Básico e Introdução à Engenharia e Ética Profissional, ministradas pelo professor William Cadore. “Os locais visitados foram indicados por contribuírem no aprofundamento dos conteúdos ministrados em sala de aula. Esse objetivo foi alcançado. Além disso, a oportunidade serve para a inserção do aluno no exercício profissional, estando em contato com técnicos e engenheiros responsáveis pelos serviços. Mais que isso, a atividade promove a integração de colegas no curso.” conclui.


O acadêmico Mateus Rosso, sintetizou a visita como motivadora. “As visitas em Chapecó foram importantes, principalmente, para a obtenção de conhecimentos in loco. Além disso, foi durante essa visita que percebi a carência de gnose básica, sobre construção civil, que possuo. Além de atiçar-me em uma busca por informações relacionadas aos termos técnicos utilizados, a viagem de estudos fez-me refletir, embora prematuramente, sobre qual caminho devo tomar após a conclusão do curso acadêmico”.


 

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