Engenharias da URI participam de Feira Construsul

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
13/08/2014

De 06 a 09 de agosto aconteceu, em Novo Hamburgo, a 17ª Feira Internacional da Construção. Consagrada por geração de negócios, a Construsul é uma das maiores feiras de construção civil do Brasil e da América Latina, congregando toda cadeia produtiva e englobando os setores de construção, acabamentos e infraestrutura.


O evento teve como expositores as mais importantes indústrias do Brasil e também por um público estimado 70 mil visitantes entre lojistas, construtores, engenheiros, órgãos de governo, fabricantes, importadores, arquitetos, técnicos, incorporadores, imprensa entre outros.


Pela segunda vez consecutiva, a URI participou da Feira com uma delegação no dia 09 de agosto, sábado com mais de 50 alunos dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica. Os portões da FENAC foram abertos após as 14 horas e todos puderam percorrer os espaços mais diversos dos segmentos da construção, instalação e equipamentos em geral.



Ainda no mesmo dia, pelo turno na da manhã, o grupo da URI realizou uma visita técnica ao Instituto Tecnológico em Desempenho da Construção Civil (ITT Performance), direcionados para o ensaio e atendimento do conjuntos de normas sobre desempenho lançados em 2013.


Conforme explicou o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor William Cadore, o ITT Performance recria um ambiente multidisciplinar para atender as diversas demandas crescentes do mercado, agregando conhecimentos de arquitetura, design e materiais, para juntamente com a prestação de serviços, projetar e desenvolver produtos, processos e métodos inovadores, além de desenvolver e capacitar novos profissionais.

 


Destacam-se no laboratórios ensaios do tipo: estanqueidade e hidráulica, resistência mecânica, resistência ao fogo, durabilidade, desempenho acústico e térmico, Segurança contra incêndio.


O convite para visita ao Instituto partiu do coordenador do grupo, Prof. Bernardo Tutikian, palestrante na II Semana das Engenharias, ocorrida em Maio.

 


Ainda segundo o professor William Cadore, que acompanhou a delegação, a viagem foi uma oportunidade única que aliou uma visita técnica em um centro de pesquisa avançado com uma grande feira. “É fundamental estarmos atentos às inovações tecnológicas de materiais e ensaios. Hoje o conceito de qualidade é considerado insuficiente para um produto ou resultado do seu uso. O termo mais adequado é desempenho que alia o material e forma de aplicação. É isso que o conjunto de normas NBR 15575/2013, visa e pode ser observado no ITT”, destacou.

&nb

Confira as imagens: