Ensinar com afeto foi o tema abordado na Formação dos Professores da Escola de Educação Básica

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI/FW
02/08/2018

Dia trinta e um de julho, direção e professores reuniram-se para um momento de formação. As ministrantes do dia foram a Psicóloga Sabrina Koch, a Psicopedagoga Jessica De Marco. Os temas abordados foram: “Ensinar com afeto: Por que o amor é importante”? Segundo a psicóloga, as emoções são essenciais para a cognição e as funções emocionais são interligadas às funções cognitivas.

 


A fala da psicopedagoga foi “Quem é o aluno que temos em sala de aula hoje”? A mesma fez uma reflexão de um trecho extraído do livro: “A sociedade dos filhos órfãos”. (CABRAL; SINAY, 2015).

 


Também, Jessica trouxe a fala de um autor que retrata a realidade de hoje, a escola é muitas vezes chata. Tem gente, que tem conhecimento, mas frequentemente não encanta, é sem sentido e obrigatória. Sua missão de proporcionar a interação e transformação das pessoas pelo saber, vive profunda crise por sua incapacidade de despertar significado, de mostrar a importância do conhecimento, de motivar os alunos a aprender. O que a escola ensina é percebido como sem graça e desmotivador do interesse dos jovens. (BÖCK, 2008).

 


E para finalizar, a professora Vanice Hermel, destacou para o grupo as questões de inclusão, que vai para além da acessibilidade estrutural. Pensar em inclusão a partir da legislação significa disponibilizar profissionais capacitados e metodologias adequadas a aquele aluno com necessidade especial. Sinalizou que a escola conta com o núcleo de acessibilidade institucionalizado pela universidade. Para finalizar as ministrantes Sabrina e Jessica, deixaram a frase para reflexão do grupo: “Sou um professor inesquecível”?

Confira as imagens: