Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Ensino Híbrido em destaque
Os estudos desenvolvidos no âmbito da educação, principalmente no que tange à relação educação e as tecnologias digitais, caracterizam-se como um tema instigante, desafiador e extremamente relevante, que carece de estudos na busca constante de alternativas capazes de atrelar as ferramentas digitais à prática pedagógica, através de metodologias de ensino inovadoras, mais dinâmicas, interativas e próximas da realidade na qual nossos acadêmicos estão inseridos.
No intuito de atender a esta nova configuração dos processos de ensinar e aprender, a URI/FW constituiu um grupo de docentes que estudam a inovam em suas práticas, com aproximadamente 15 professores de diversas áreas do conhecimento que buscam avançar as práticas didáticas que promovem o uso das tecnologias digitais nas aulas. Tendo em vista que a inovação pode ser entendida como uma novidade capaz de ser usada, associando uma plataforma de conteúdo em que se dissemina o uso e transforma o comportamento das pessoas.
As atividades do grupo do Ensino híbrido estão vinculadas a um novo setor na instituição. Criado pela professora Drª Elisabete Cerutti, o setor de Inovação Acadêmica está amparado no Programa de Desenvolvimento Profissional Docente de Ensino Superior da URI, objetiva pensar a inovação dos processos acadêmicos através da implementação de metodologias de aprendizagem inovadoras, com uso de tecnologia ou não, por meio de encontros, oficinas visando construção de uma sala de aula interativa e dinâmica, na qual o aluno seja protagonista de seu próprio aprendizado.
Além de estudar e customizar as metodologias ativas em conformidade com a realidade institucional, sistematizar as experiências, mas também compartilhá-las com a comunidade acadêmica, visto a intencionalidade pedagógica do professor neste espaço virtual.
Como foco de atuação estudar o desenvolvimento de metodologias ativas promovendo a capacitação e formação docente para a inovação a fim de programar ações inovadoras na sala de aula.
Assista a vídeo aula da Prof.ª Elisabete Cerutti sobre o tema: