Ensino Médio promove Aula Inaugural
A Escola de Educação Básica da URI promoveu, na terça-feira, dia 21, às 18h30min, no Auditório da Universidade, sua Aula Inaugural do semestre. O encontro foi para os pais e alunos, com objetivo de apresentar o método de trabalho e agradecer a confiança depositada na escola. O tema abordado foi "Alunos do Ensino Médio: Reflexões cognitivas, emocionais e nutricionais" e foi conduzido pelas palestrantes Emanuele Barretta (Psicopedagoga), Morgana Marcolan Tozi (Psicóloga) e pela Coordenadora do Curso de Graduação de Nutrição da URI, Dionara Volkweis.
Para a diretora Eliane Maria Balcevicz Grotto, o papel da educação é formar o cidadão no sentido mais pleno possível para que conheça e transforme sua situação social e existencial. Não é somente a ação do ensino que garantirá esses resultados, já que a qualidade de vida das pessoas depende da união de múltiplos fatores da sociedade como um todo. Mas, a reflexão pedagógica sobre um novo homem, dotado de razão, afetividade, inteligência, corpo e desejo, num homem preocupado com as questões políticas e sociais do seu tempo levará a esse espaço educativo que será o lugar de construção dos saberes, por meio do diálogo, da reflexão, da pesquisa e da troca entre os pares de maneira crítica e politizada.
Morgana Marcolan Tozi, psicóloga da Escola ressalta que os filhos estão crescendo e as mudanças são constantes, momento permeado de dúvidas, ansiedade, medos de quem está chegando à escola e de quem está saindo para uma nova etapa, que é a graduação. Abordar o papel de cada um nestas mudanças e projetos de vida é fundamental. “Assim, entre os temas destaca-se, o papel da escola, professores e também dos pais e da família como um todo.”
A nutricionista Dionara Volkweis, destacou que a alimentação saudável é fundamental para todos os seres humanos independente da faixa etária, mas pensando no adolescente nas suas responsabilidades de estudar, é necessário mais cuidado visto que, não podemos ingerir alimentos em excesso, isso vai retardar o processo digestório e o aluno irá se sentir cansado, mal estar, peso no estômago e não terá condições de estudar e ou prestar atenção e compreender o conteúdo. O ideal é ter horários de alimentação (ser regrado - pautado nas leis da alimentação: quantidade, qualidade, harmonia e adequação), contudo visualizar, compreender que todos os nutrientes são fundamentais para nossa saúde, seja os carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais, água e fibras.
Para a psicopedagoga Emanuele Barretta, o acompanhamento dos pais é fundamental para a aprendizagem do filho, seja ele aluno do ensino fundamental ou médio. E isso é possível auxiliando-o na organização da rotina de estudos, no limite do uso das tecnologias e o saber usá-las a favor dos estudos, ajudá-lo a descobrir seu perfil, seu modo de aprender