Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Entrevista: palestrante da Jornada de Psicologia e Justiça fala sobre Perícia Psicológica

Os cursos de Direito e Psicologia da URI – FW realizarão, nos dias 25 e 26 de agosto, a Jornada de Psicologia e Justiça.
O evento é voltado para acadêmicos e graduados em Psicologia, Direito e Serviço Social, profissionais que atuam em Fóruns, Conselhos Tutelares e áreas afins.
Uma das palestrantes, a Psicóloga e Dra. Luiziana Souto Schaefer, em entrevista à Assessoria de Comunicação da URI – FW, adiantou sobre o tema da sua palestra: Perícia Psicológica em casos de violência e abuso sexual.
- Em linhas gerais, como a perícia psicológica é realizada?
Dra. Luiziana: A perícia psicológica é realizada a partir de métodos, técnicas e instrumentos psicológicos. O profissional definirá os procedimentos específicos que serão utilizados conforme a demanda de cada caso, traduzindo seus achados para os propósitos da avaliação forense.
- A perícia psicológica pode ser utilizada como prova?
Dra. Luiziana: A perícia psicológica, assim como as perícias de outras áreas do conhecimento, é considerada um meio de prova. Como é um tipo de prova baseada em conhecimentos técnico-científicos, é necessário que o profissional conduza a avaliação com rigor metodológico e fundamente suas conclusões em bases científicas.
Por que é pertinente a utilização deste método nos casos de violência e abuso sexual?
Dra. Luiziana: A produção de provas é fundamental na investigação policial e judiciária de situações de violência. Como muitos casos de violência sexual contra crianças não deixam vestígios físicos, a perícia psicológica tem um papel importante e, quando realizada de maneira correta, com o uso de métodos de avaliação validados, pode ser determinante no desfecho do processo judicial.
- Quais os principais desafios para os profissionais que desejam seguir nesta área?
Dra. Luiziana: A Psicologia Jurídica é uma especialidade em expansão. Um dos principais desafios enfrentados é quanto à formação dos profissionais. Ainda são poucos os cursos de Graduação em Psicologia que incluem a disciplina de Psicologia Jurídica como obrigatória em seus currículos. Portanto, os profissionais que desejam seguir nesta área devem investir em cursos de capacitação, pós-graduação e eventos científicos. É fundamental que o psicólogo tenha conhecimentos dos construtos legais e saiba adequar seus procedimentos de avaliação às demandas de cada caso, traduzi