ENTREVISTA: Palestrante da Semana Acadêmica de Pedagogia fala sobre tecnologias e educação
O curso de Pedagogia da URI – FW realizará nos dias 19, 20, 21 e 22 de maio a sua XIV Semana Acadêmica, concomitante ao VI Seminário de Tecnologias e Educação. O evento, que será realizado no Salão de Atos, abordará a temática: Educação e Tecnologias: Interfaces no Aprender e no Ensinar.
Um dos palestrantes, o professor Dr. Roberto dos Santos Rabello – UPF, que falará aos participantes na conferência de abertura, concedeu uma entrevista a respeito do tema a ser abordado no evento. Confira:
Hoje, há como se pensar a educação sem tecnologias?
Na verdade a tecnologia já vem há algum tempo fazendo parte da vida escolar, mas principalmente do dia a dia das pessoas. Dá para pensar em educação sem tecnologia, mas a questão é o porquê, pois os alunos estão conectados o tempo todo e com acesso a informação em tempo real. Portanto, o mais importante do que pensar na educação sem tecnologia é pensar em como a tecnologia pode ser aliada no processo de aprendizagem.
Quais os principais desafios dos educadores hoje no que tange a utilização das tecnologias?
O principal desafio do uso da tecnologia na educação está no processo, ou seja, não se pode pensar em simplesmente transpor uma aula dita tradicional para ser adotada com a utilização da tecnologia. A aula tem que ser pensada de modo diferente, com a tecnologia sendo um importante aliado ao aprendizado. O papel do professor, também mudou, ele passa a ter a função de mediador, auxiliando o aluno a alcançar seu potencial máximo, aproveitando todos os benefícios educativos que os recursos tecnológicos podem oferecer.
O que esperar dos professores? Dos alunos? Dos familiares?
Creio que o que se espera dos professores é que não negue o uso das TIC´s, mas utilize-as de forma que auxilie no aprendizado dos alunos, que eles possam usar um celular, um tablet, um computador como uma ferramenta de pesquisa, tornado a pratica educacional muito mais atraente. Em contrapartida, os alunos ao perceberem que um celular, por exemplo, pode ir além de um simples acesso a uma Rede Social, dispersando-o dos seus objetivos em sala de aula, e que pode também apoiar o seu aprendizado, a tecnologia vai deixar de ser um obstáculo para ser um grande aliado. Em paralelo os familiares podem incentivar o uso da tecnologia no processo de aprendizado, ao fazer as tarefas de casa e ao buscar informações que complementem o que foi aprendido em sala de aula. Penso que dessa forma teremos a tecnologia como um como um instrumento de apoio e não um simples elemento de distração.
O que esperar do futuro?
Bom, a tecnologia para as salas de aula do futuro já está ai, ou seja, Realidade virtual, salas de aula onde o computador substitui o caderno e quadros-negros que mostram imagens saltando da tela em 3D servem para atrair o interesse dos alunos e estimular o ensino. Passeios pela mata atlântica ou mesmo ao interior do corpo humano num exercício de imersão é muito mais