Equipe da URI finaliza mais uma Operação do Projeto Rondon
No ano em que Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon completaria 150 anos a equipe deixou sua...

O trabalho dos rondonistas da URI-FW em Tejuçuoca-CE foi marcado por intensos trabalhos e diversas oficinas, tanto na sede quanto no interior do município. De acordo com as impressões dos rondonistas o programa é uma “sala de aula do tamanho do país, com tantas culturas e disciplinas que se misturam a diversidade de pessoas que professam seus conhecimentos de vida ensinando e aprendendo a ser cidadão".
- A troca de saberes e de cultura de um povo que faz muito com tão pouco, faz com que acreditemos mais nos seres humanos, eles nos fizeram acreditar que podemos melhorar a nossa realidade a cada dia. A lição de vida e de cidadania se deu em cada olhar, em cada gesto, em cada sorriso de uma criança, e isso tudo nos fez melhores do que quando lá chegamos. O rondon é mais que um projeto, é um modo de viver! Destacou a professora do Curso de Farmácia Rosselei Caiél da Silva à cerca das percepções com o grupo.
Para eles a cidade de Tejuçuoca/CE e o 23º Batalhão de Caçadores – Marechal Castello Branco ficarão marcados em suas memórias, assim como o “Anjo” que os acompanhou, o Sargento Tiago Guedes “Um jovem sargento preocupado com a segurança e bem estar da equipe; não poupou esforços para ficarmos bem acomodados, com alimentação de qualidade e água potável”, ressaltam os rondonistas.
A última semana
Na segunda, 26, foram realizadas no Centro Inter Escolar as oficinas “Por que Dizer não as Drogas e ao Álcool?; Rádio e Jornal da Escola; Doenças Endêmicas Vinculadas pela Água e Educação no Trânsito, entre outras. À noite foi realizada a Oficina de Danças e Interfaces da Cultura Gaúcha”, onde os rondonistas mostraram e ensinaram a população Tejuçuoquense danças típicas do nosso estado. Após a oficina, ocorreu o Cine Rondon com o filme: “O Tempo e o Vento”, que conta e mostra um pouco da cultura e a história do nosso estado.
Já na terça-feira, 27, as comunidades rurais de Caiçara e Vertentes receberam a equipe, uma das mais secas do município. Nestas localidades foram desenvolvidas atividades para crianças, jovens, adultos e idosos.
- Foi muito gratificante chegar na comunidade de Vertentes e receber o convite para participar da Semana do Bebê, a qual aconteceu na Unidade Básica de Saúde. Lá pude realizar a oficina de Incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, com gestantes e mães de recém-nascidos. O Rondon contribuiu, dentre outras coisas, para perceber a importância que a Estratégia de Saúde da Família tem para a vida destas pessoas desde antes do nascimento, pois sem a iniciativa destas equipes talvez esses bebês e essas gestantes não teriam nem se quer condições de nascer ou ver seus filhos crescendo com saúde e a qualidade de vida de que merecem -, contou Greici Ke