Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Esclarecimentos sobre uso de medicamentos marcou ação da Farmácia
A ação realizada pelo curso de Farmácia no início da semana, segunda-feira, 09 na Praça da Matriz de Frederico Westphalen fez referência a Semana do Uso Racional de Medicamentos que ocorre anualmente entre os dias 05 e 11 de maio, instituída no Rio Grande do Sul pela lei estadual 14.627/14.
Durante todo o dia os acadêmicos do curso receberam medicamentos vencidos e sobras de tratamentos já concluído, esclarecendo a população sobre o uso racional, descarte e armazenamento correto de medicamentos. A ação foi uma parceria entre o Curso de Farmácia, Diretório acadêmico, Farmácia Escola Agafarma e o CRF-RS.
Segundo a Coordenadora do curso, professora Verciane Cezarotto, a iniciativa tem por objetivo integrar a Universidade e a comunidade, conscientizando a população sobre os riscos da automedicação e da importância sobre o descarte e armazenamento correto de medicamentos.
“De modo geral, a população desconhece os riscos da automedicação. A automedicação sem orientação do profissional farmacêutico pode levar a consequências graves como interferir em tratamentos, mascarar sintomas de doenças importantes, ampliar efeitos adversos, além do risco de intoxicações. De acordo com o SINITOX (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas) em seu último relatório, em 2013 foram 11.985 casos de intoxicação, sendo os medicamentos os principais agentes causadores (28,45%). Desses casos, 46 evoluíram para óbito representando 22,01%”, afirma a professora.
Destino
Os medicamentos recolhidos serão encaminhados para uma empresa que faz a incineração do material. Os coletores permanecerão por mais um tempo nos seguintes pontos de coleta: Farmácia Agafarma, Biblioteca central da URI e na entrada do prédio 10.