Escola Básica da URI/FW segue a tradição de ser referência de ensino

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
30/07/2017

Desde 1990, a URI/FW oferece à comunidade a Escola Básica. A oferta ensino médio com professores e a estrutura de uma Universidade é sem dúvida um diferencial na educação básica.


A professora Eliane Grotto, Diretora da Escola Básica da URI/FW, explica que o ensino médio  sempre foi uma prioridade para a Universidade


É uma prática da Universidade. Os cinco câmpus da URI, Erechim, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e Frederico Westphalen, têm a educação básica. A Universidade tem a concepção que o ensino se inicia lá na educação infantil, para chegar na graduação. Por isso essa preocupação  e esse investimento”, conta ela. 


A Diretora diz que é vantajoso estudar na Escola Básica, porque o principal diferencial, é que o aluno compartilha dos mesmos espaços da Universidade. O que significa isso? Laboratórios de ponta, de morfologia, genética, de educação física, da matemática. 


O aluno vem pra cá já compartilha do mesmo espaço dos universitários. Quando eles entram no 1º ano aqui, já estão com o pé na Universidade. E ainda tem a questão da nossa carga horária. Hoje o aluno chega num ensino médio com quase quatro mil horas, sendo que o governo estadual exige o mínimo de duas mil e 400 horas, não chegando a três mil. Nós chegamos quase a quatro mil. É o diferencial. E com certeza, o nosso foco é a preparação para o vestibular”, explica Eliane. 


Outro importante diferencial é que praticamente todos os professores têm mestrado. E alguns estão fazendo doutorado. São professores que atuam no ensino superior. O que garante que eles têm um nível de conhecimento alto. 


Sobre a dúvida que muito pais têm, que se os filhos estudarem na URI/FW, não poderão fazer o Enem, a Diretora explica.


Infelizmente, com todas as informações que existem nos meios de comunicação, ainda alguns pais têm essa dúvida. Mas isso é mentira. Porque os nossos alunos têm acesso ao Enem, fazem a prova e através do exame, acessam o sistema Sisu. Que todo mundo conhece, que é o sistema de distribuição de vaga do governo, para as universidade federais. Lá eles vão escolher a instituição. E esse é um diferencial que é bom que fique bem claro para os pais. Quem estuda numa escola particular, faz o Enem, acessa o sistema Sisu, e  vai concorrer pelas cotas de ampla concorrência. Esse é o diferencial”, salienta.


Ela destaca ainda que por vezes os pais não se dão conta que as cotas para ampla concorrência, apesar da média geralmente ser alta para quem concorre,tem um número de vagas bem maior. Chega a 50% das vagas de uma Universidade.


Já sobre a a questão que muitos pais levam em conta que é se o filho estuda numa escola particular,  e  passa numa universidade particular, ele não vai ter acesso a bolsa Prouni, a professora enfati

Confira as imagens: