Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Escola Básica: disciplina de Biologia tem aula prática sobre Liquens

Os alunos do terceiro ano da Escola Básica da URI – FW participaram, no último dia 15, de uma aula prática na disciplina de Biologia, ministrada pela professora Nilva Albarello. O conteúdo principal foi os liquens.
Os alunos observaram os troncos de árvores e associaram a poluição à ausência dos líquens, compreendendo que os gases liberados pelos automóveis são tóxicos para estes organismos. A prática realizada no ambiente escolar teve como finalidade conhecer os organismos, entendendo como são formados; entender como a poluição pode afetar os liquens e compreender que os liquens podem ser usados para indicar a qualidade do ar (bioindicadores).
Conforme explicou a professora Nilva, os liquens são organismos simbióticos excepcionais encontrados em todas as regiões do mundo e, geralmente, em áreas submetidas a condições climáticas severas. Mesmo com a capacidade de sobreviverem em diferentes ambientes, eles são muito sensíveis à poluição do ar atmosférico, tendo sido utilizados como bioindicadores. Os liquens não dependem de um sistema radicular para a absorção de nutrientes, e por possuírem cutícula reduzida ou, em geral, ausente, incorporam com facilidade altos níveis de poluentes.
Durante a aula prática, os alunos puderam relacionar também o fato de que os líquens podem ser indicadores de locais com ar poluído ou puro, já que sua presença está condicionada à ausência de excesso de gases poluentes.