Escola básica é destaque em vestibulares Federais

O ensino médio da URI-FW possibilita aos alunos, além dos ensinamentos em sala de aula, estudos...

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI-FW
23/01/2015

Dois alunos destacaram-se em suas posições de aprovação em vestibulares amplamente concorridos deste ano. Lorenzzo Mantovani de 17 anos, obteve aprovação em 1º lugar em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Nícolas Oliveira Moura de 16 anos, ainda cursava o 2º ano, obteve aprovação para Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



A disciplina é fundamental para se atingir os objetivos, mas para Nícolas não existe uma receita universal, pois todos têm particularidades. “O que vale é encarar a realidade e na medida do possível ter planejamento do que se quer. Por exemplo, mesmo não sabendo muita coisa sobre o conteúdo de Ensino Médio resolvi prestar ENEM na 8ª série pois uma bagagem de conhecimento não se conquista do dia pra noite, mas aos poucos e com muita persistência e paciência”, sugere Nícolas que agora vai para o 3º ano da Escola da URI.













Lorenzzo ressalta que o mais importante é ter foco, depois ver qual modo de estudo apresenta melhor desempenho, já que isso depende da pessoa, e enfatiza que em relação ao futuro como em uma profissão, ele acredita que fazer o que gosta é a chave, já que o trabalho/estudo se torna atrativos.

Segundo a Diretora da Escola da URI-FW, Eliane Maria Balcevicz Grotto, é gratificante receber alunos que já possuem metas e objetivos claros para seu futuro. Esse perfil de aluno serve como referência para os demais, inspirando e motivando-os a busca permanente em aprender/conhecer.






Passagem do sucesso


Nícolas destaca que estuda na Escola Básica da URI todos os dias pela manhã e segundas e quartas à tarde, além disso, geralmente estuda em média 1h30min a mais em casa. “Porém, pelo fato de este ano ser o do vestibular pra valer, pretendo intensificar os estudos”, ressalta o estudante.

Muito curioso, Lorenzo fez de sua via para a aprovação, estudar durante a manhã e tarde na escola, utilizando o tempo que sobrava para estudar em casa, mas ele lembra que desde pequeno quis saber como as coisas acontecem ou por quê. Ele exalta que isso o aproximou bastante da física pela explicação de fenômenos assim como da ciência em geral como biologia e química e acabava pesquisando esses tópicos no seu tempo livre por diversão.

Estudar é fundamental, mas saber como se aprende também é, para isso Nícolas indica que não se deve estudar com sono, “durma e estude descansado, o rendimento é muito melhor”. Ele ainda conta que estuda ouvindo música clássica às vezes e que essa é dica de sua Professora de Literatura. “Ela disse que viu um estudo que a frequência dessa música combinada a um volume bem baixinho facilita na concentração, e realmente, adiantou muito no meu caso”, comentou.

Fazer pausas de 40 em 40 minutos de estudos é outra dica do estudante, pois esse é o tempo máximo em que fica realmente concent