Escola da URI inaugura Galeria dos Diretores e celebra os construtores de uma história de referência

Em solenidade emocionante, a instituição prestou homenagem às lideranças que, desde 1990, edificaram uma instituição diferenciada

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
28/05/2026

Em uma tarde carregada de simbolismo e emoção, a Escola de Educação Básica da URI – Frederico Westphalen realizou, no dia 27 de maio, a inauguração da sua Galeria dos Diretores. O evento, que reuniu professores, funcionários, alunos e ex-gestores e seus familiares, foi um ato de resgate histórico e de reconhecimento público àqueles que dedicaram suas vidas para construir e manter esta instituição de ensino referência na região.

 

Mais do que quadros com fotografias, a galeria representa a materialização de um legado. Afinal, a trajetória da Escola, desde sua criação, é feita de superações, recomeços e um compromisso inabalável com a educação integral.

 

A história da unidade é marcada por ciclos de expansão, retração e renovação. Criada para atender uma demanda crescente, a Escola viveu momentos decisivos: em 1990, com a implantação do 1º ano do 2º Grau; em 1993, passou a oferecer o Ensino Fundamental e o 2º Grau. No início dos anos 2000, enfrentou desafios com a extinção gradativa de turmas a partir de 2001, chegando a oferecer somente o Ensino Médio a partir de 2006.

 

No entanto, o ano de 2023 se tornou um marco de virada. No dia 2 de janeiro, um antigo sonho de toda a comunidade escolar tornou-se realidade: a Escola retomou as atividades completas, do Berçário ao Ensino Médio, somando ainda a novidade do Curso Técnico em Eletrotécnica. Em 2024 foi dado mais um passo importante, a implementação de nova proposta pedagógica, desenvolvida com o apoio do PPGEDU (Programa de Pós-Graduação em Educação).

 

Hoje, a Escola de Educação Básica da URI se orgulha de ser um caso singular no Rio Grande do Sul. É a única instituição completa no Estado que oferta desde o Berçário até o Curso Técnico, um diferencial potencializado por estar inserida dentro de um ambiente universitário.

 

Entre seus ativos, destacam-se laboratórios completos, biblioteca atualizada, um espaço verde que enriquece o cotidiano escolar e um corpo docente altamente qualificado. Esse investimento contínuo se reflete nos resultados: a unidade tem sido destaque no ENEM entre as escolas da região e figura como a primeira colocada entre todas as Escolas da URI.

 

Atualmente, a instituição conta com 51 professores, 25 técnicos-administrativos e 518 alunos, provenientes de 10 municípios da região. Tudo isso guiado pela filosofia “Uma educação para a vida”, que propõe o desenvolvimento integral – intelectual, físico e emocional – para formar sujeitos livres, independentes, criativos e protagonistas.

 

A galeria

Foi para celebrar essa trajetória e, principalmente, para reconhecer as pessoas que a tornaram possível que a Galeria dos Dretores foi inaugurada. A solenidade contou com momentos de arte, com a apresentação do Coral Infantojuvenil da Escola, regido pela professora Sibele Magalhães, e falas emocionadas de representantes da escola, de ex-diretores e da direção da URI/FW.

 

Após os pronunciamentos das homenageadas presentes e on-line, todos os convidados se dirigiram à secretaria da Escola para o descerramento solene dos quadros com as fotografias, eternizando aqueles rostos na memória física da instituição.

 

A atual diretora, Marcia Dalla Nora, que lidera a instituição desde 2018 em um período de reconstrução e expansão, fez questão de salientar o significado do ato. Para ela, a Galeria é muito mais do que uma homenagem estética; é um compromisso com a verdade histórica e com a valorização do esforço coletivo.

 

- Este momento é de profunda gratidão. Reconhecer publicamente todas as ex-diretoras é resgatar a dignidade de quem construiu cada tijolo dessa história. Essas pessoas se esforçaram incansavelmente, muitas vezes diante de dificuldades enormes, para manter a Escola da URI como referência em toda a região. Cada gestão deixou um legado, uma semente. Nós, que estamos hoje à frente, colhemos os frutos do que eles plantaram com suor e amor. Que esta galeria sirva de inspiração para nossos alunos e de respeito eterno a quem dedicou sua vida à educação – afirmou a diretora.

 

Gestões

  • 1990 a 1997: Diretora Eracilda Assumpção, com os vice-diretores Domingos Chiodi (in memoriam) e Iria Terezinha Pegoraro.
  • 1998 a 2001: Diretora Noeli Terezinha Zemniezak (sem contato localizado) e vice-diretor Domingos Chiodi.
  • 2001 a 2009: Diretora Maria Cristina Gubiani Aita e vice-diretora Eliane Maria Balcevicz Grotto (participação on-line).
  • 2010 a 2017: Diretora Eliane Maria Balcevicz Grotto e vice-diretor Éderson Cadoná.
  • 2018 a 2022: Diretora Marcia Dalla Nora e vice-diretora Eliane Maria Balcevicz Grotto.
  • 2023 a 2026: Diretora Marcia Dalla Nora e vice-diretora Larissa Dalpasquale.


Confira as imagens: