Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Escola da URI oferece orientação profissional
Uma aula diferente em uma sala de aula igual, na companhia dos colegas do ano inteiro d mesma escola. O que isso teria de tão interessante a ponto de virar notícia?
Talvez o fato dessa aula não ser exatamente uma daquelas tradicionais, mas um encontro onde o principal tema é o futuro de cada estudante seja o suficiente. Afinal, quantas vezes você já parou para pensar e conversar sobre as escolhas que fez? Principalmente as profissionais.
Pois esta é uma prática da Escola de Educação Básica da URI/FW. Todos os anos, os alunos do 3º anos do ensino médio participam de atividades com a psicóloga da instituição, Morgana Tozi sobre orientação profissional.
De acordo com a psicóloga, “a orientação profissional tem por objetivo auxiliar os alunos diante da escolha profissional. É um diferencial da escola, pois proporciona momentos de discussão das possibilidades de atuação profissional, discute sobre o mercado de trabalho, causa reflexão pessoal, trabalha o auto conhecimento, maturidade, aflições , influência da família e esclarece dúvidas”.
Nos encontros de orientação também é feita a aplicação de testes de avaliação psicológica para que os adolescentes conheçam as áreas de interesse. A orientação também conta com a presença de outros profissionais que relatam experiências na área de atuação para que os alunos tenham exemplos de práticos diferenciados.
“Acredito que a orientação é muito importante na vida de nossos alunos, porque além de acalmá-los auxilia na escolha profissional. É comum existir um pouco de sofrimento nesta fase, são muitas dúvidas, incertezas e múltiplos desejos. Assim, a orientação profissional pode ser vista como uma terapia em grupo. Um momento de reflexão e de mostrar os caminhos e as possibilidades. Com isso esperamos que nossos alunos saiam mais preparados para o mercado de trabalho”, explica Morgana.
Os estudantes participarão ainda de outros dez encontros até o fim do ano.