Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Escola da URI realiza Festa Junina
Para boa parte dos brasileiros, as festas juninas são das celebrações populares mais aguardadas. O período é o segundo mais festejado do País e fica atrás somente do Carnaval, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Principalmente na região Nordeste, é a época onde ruas e bairros se enchem de bandeirinhas, fogueiras, fogos de artifício e muita comida típica. Mas você sabe de onde vem essa tradição?
De origem europeia, as festas foram incorporadas ao calendário católico, pois a cultura popular costumava celebrar o solstício de verão - dia do ano em que o sol aparece por mais tempo e que comemorava, também, a época de colheita. No Brasil, a data foi mantida, mas como o país está localizado no hemisfério sul, aqui o solstício é de inverno - dia em que a duração da noite é mais longa. É também a época da colheita do milho, um dos alimentos mais usados nos pratos típicos.
Como o nome sugere, as festas acontecem em junho, na data de comemoração de três santos católicos: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Trazida pelos portugueses, a festa se chamava “Joanina”, pois fazia parte das celebrações do dia de João Batista.
E nesta segunda-feira, 26 de junho, a Escola da URI realizou um momento cultural, com a temática da Festa Junina. Durante a primeira a manhã, os alunos do Ensino Médio deram um show com as apresentações no palco do Auditório, sendo como sempre muito criativos.