Escola da URI realiza Festa Junina

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW com apoio da Prof.ª Eliane Grotto
26/06/2017

Para boa parte dos brasileiros, as festas juninas são das celebrações populares mais aguardadas. O período é o segundo mais festejado do País e fica atrás somente do Carnaval, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Principalmente na região Nordeste, é a época onde ruas e bairros se enchem de bandeirinhas, fogueiras, fogos de artifício e muita comida típica. Mas você sabe de onde vem essa tradição?


De origem europeia, as festas foram incorporadas ao calendário católico, pois a cultura popular costumava celebrar o solstício de verão - dia do ano em que o sol aparece por mais tempo e que comemorava, também, a época de colheita. No Brasil, a data foi mantida, mas como o país está localizado no hemisfério sul, aqui o solstício é de inverno - dia em que a duração da noite é mais longa. É também a época da colheita do milho, um dos alimentos mais usados nos pratos típicos.


Como o nome sugere, as festas acontecem em junho, na data de comemoração de três santos católicos: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Trazida pelos portugueses, a festa se chamava “Joanina”, pois fazia parte das celebrações do dia de João Batista.


E nesta segunda-feira, 26 de junho, a Escola da URI realizou um momento cultural, com a temática da Festa Junina. Durante a primeira a manhã, os alunos do Ensino Médio deram um show com as apresentações no palco do Auditório, sendo como sempre muito criativos.
 

Confira as imagens: