Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Estação Ecológica do TAIM é destino de viagem acadêmica de Ciências Biológicas

Os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da URI/FW participaram de uma expedição de campo, de 05 a 07 de junho de 2015. No 1º dia da viagem, os alunos foram levados ao complexo de Museus na Cidade de Rio Grande, constituído pelo Museu Oceanográfico, Museu Antártico e Centro de Recuperação de Animais Marinhos.
No mesmo dia, realizaram um passeio de Escuna pelo porto da cidade e também nos molhes da praia do Cassino, com o objetivo de apreciar o Bioma Marinho Costeiro do Rio Grande do Sul e as alterações que nele foram feitas, para permitir o uso humano.
No 2º e 3º dias da viagem, os alunos conheceram a Estação Ecológica do Taim, onde percorreram diversas trilhas dentro e fora da Estação, e puderam conhecer a Planície Costeira do Rio Grande do Sul e sua paisagem originada pelos avanços e recuos do mar.
O Taim permitiu aos estudantes uma interação com os frágeis ecossistemas do sul, representados por praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordões e campos de dunas, sendo uma das principais estações ecológicas do Rio Grande do Sul e um dos principais ecossistemas do Brasil.
Entre as caminhadas nas trilhas e visitas aos museus, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas alternadas, possibilitando aos mesmos uma maior compreensão do que estava sendo demonstrado.
Várias dessas expedições acontecem no curso e permitem que os futuros biólogos tenham uma visão melhor do que os aguardará quando formados.