Estágios de Enfermagem inserem alunos na comunidade e no mercado de trabalho

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
26/10/2021

O curso de Enfermagem da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participa ativamente da comunidade ao realizar diversas práticas de estágio. Estas ações fazem parte do caráter comunitário da universidade, que procura levar a extensão e o aprendizado teórico dos alunos à prática em benefício da sociedade.


Segundo a coordenadora da graduação, Marinês Aires, a relação existente entre teoria e prática de Enfermagem assume particular importância, pois norteia parte significativa da formação dos profissionais com vivências em diversos cenários de cuidado. “Ambas são consideradas indissociáveis e complementares, pois estão diretamente relacionadas com a excelência na formação e atuação do profissional enfermeiro. O curso de Enfermagem possibilita formar profissionais com conhecimento técnico-científico, criticidade, capacidade de resolver problemas e gerenciar serviços comprometidos com a coletividade”, explica. 


Os acadêmicos de Enfermagem da URI/FW são inseridos em campo prático a partir do terceiro semestre. As chamadas Atividades Teórico Práticas em serviços de saúde são desenvolvidas concomitantemente junto às disciplinas ministradas pelos professores, por exemplo, em hospitais ou postos de saúde.


- Nessa perspectiva, os universitários têm a oportunidade de vivenciar o ser-fazer Enfermagem a partir de sua inserção em diversos cenários de atuação na comunidade e serviços de saúde. A relação teórico-prática se dá a partir de situações – problemas, seminários, integração ensino-serviço, estudos de caso, práticas assistenciais, vivência do acadêmico nos diferentes contextos da rede de atenção à saúde. Esses aspectos são fundamentais à formação do enfermeiro para ele enfrentar o mundo do trabalho, altamente competitivo, o qual requer qualificação profissional diversificada, associada à capacidade de desenvolver um cuidado baseado em evidências científicas, gerenciar, liderar, interagir com pessoas e interpretar a dinâmica da realidade, promovendo ações que visem ao bem comum - frisa a coordenadora.


No último ano de formação, os acadêmicos desenvolvem o Estágio Supervisionado I e II, realizado nos serviços de Atenção Primária à Saúde e na área hospitalar, no Hospital de Clínica de Passo Fundo, realizado sob supervisão direta de um enfermeiro e professor.


A acadêmica do décimo semestre, Kálita Giacomini, realizou seu estágio no Hospital de Clínicas em Passo Fundo durante três meses e conta que foi fundamental tanto para sua vida profissional como pessoal. “É um hospital referência e atende muitos casos de alta complexidade. Tive a oportunidade de agregar mais conhecimento, estudar patologias complexas, por em prática procedimentos, gestão de equipe e o cuidado humanizado que é algo tão importante. No momento estou na Unidade Básica de Saúde, que também está sendo fundamental para minha formação. As enfermeiras que me supervisionam, têm muito conhecimento e mostram excelência no que fazem e ensinam sempre”, lembra.


Kálita também teve a experiência de estagiar no setor de Covid durante suas práticas, tendo a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre a doença. “Com certeza, foi um ótimo preparo para entrar no mercado de trabalho no próximo ano. Meu estágio está me tornando uma enfermeira com visão para as necessidades de cada indivíduo na sua individualidade e na saúde da população em geral. Vou sair da URI com vontade de fazer uma enfermagem diferente, humanizada, e prestar o melhor cuidado que eu possa oferecer para todos aqueles que passarem por mim”, comenta.