Evento de constituição da Mesa do Programa Inova RS na região da Produção e Norte reúne entidades para debater Visão de Futuro

URI FW
Imagem Notícia

Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - URI/FW - InovaRS
01/10/2020

A região da Produção e Norte foi palco da primeira reunião da etapa de constituição das Mesas regionais do Programa Inova RS. O encontro virtual reuniu 53 lideranças de entidades representativas do ecossistema regional de inovação. Participaram também o Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado do Rio Grande do Sul, Luís da Cunha Lamb, e o Secretário-adjunto Fernando Mattos, bem como os membros dos comitês Estratégico e Técnico da região, instâncias às quais cabe a definição das estratégias e metodologias adotadas, e os Gestores Locais de Inovação e Tecnologia, responsáveis pela execução das atividades e gestão dos projetos estratégicos. 

 

Na reunião, foi apresentado o status atual da região e os resultados das etapas já cumpridas no Programa, entre eles o mapeamento das características, desafios e principais potencialidades regionais. Em seguida, a Mesa debateu e deliberou sobre a Visão de Futuro do ecossistema e, no momento final, cada um de seus integrantes foi convidado a assinar um termo simbólico de pactuação com o Programa. 

Pela URI, participaram Ezequiel Plínio Albarello, Diretor Administrativo do Câmpus de Frederico Westphalen e membro da Mesa e o professor Sandro Rogério Giacomelli, membro do Comitê Técnico do INOVA RS. De acordo com Albarello o programa INOVA RS é um grande passo em prol do desenvolvimento do Estado do RS e das distintas regiões que poderão ter investimentos em recursos e tecnologias naquilo que realmente é a vocação regional. Dessa forma, a aplicação do dinheiro público, será muito mais efetiva para alavancar o desenvolvimento do Estado. Giacomelli também manifestou que o programa INOVA RS visa incluir o RS no mapa global da inovação através do modelo de quadrupla hélice. Esse modelo de inovação, engloba governo, empresas, universidades e sociedade civil organizada, induzirá uma nova dinâmica entre esses atores, enfatizando o papel da sociedade em projetos de inovação para o desenvolvimento de um ecossistema.

Estavam presentes, ainda, os membros do Comitê Estratégico Alessandro Molossi, representando a Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen e Claudia Cristina Wesendonck representando a Universidade Estadual do RS. 

O que é o Inova RS?

É um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice.

O que é a Mesa do Inova RS?

A Mesa do INOVA RS reúne lideranças da quádrupla hélice e é responsável pela definição da Visão de Futuro do ecossistema, bem como por priorizar e definir os projetos de inovação mais relevantes para a nossa região.

Visão de Futuro da região da Produção e Norte no Programa Inova RS:

Em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.

Confira as imagens: