Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Experiências significativas e conhecimento no curso de Pedagogia
No último dia 28 o Curso de Pedagogia realizou o encerramento do II Seminário de Leituras Pedagógicas: Paulo Freire. O Projeto iniciou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID subprojeto de Pedagogia Ensino Médio sendo desenvolvido nas Escolas Campo. Na graduação, teve seu início no segundo semestre de 2013 com o objetivo de mobilizar os saberes construídos a partir das obras de Paulo Freire e promover o desenvolvimento de leitores comprometidos, capazes de problematizar o fazer pedagógico, por meio da reflexão sobre a práxis e, além disso, instituir um ideal de Educação libertadora, democrática, justa e humanizadora.
A primeira edição do Seminário de Leituras Pedagógicas: Paulo Freire resultou na construção de trabalhos científicos que foram apresentados no XVI Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire que aconteceu na URI – Câmpus de Santo Ângelo que posteriormente também foram publicados. Confira AQUI a relação dos trabalhos.
A dinâmica do trabalho se baseia em encontros entre acadêmicos do curso, bolsistas PIBID e professores. Realizados a cada dois meses quando há a Semana Formativa do curso, conta com grupos de estudos que a partir de formas interativas estudam algumas das obras de Paulo Freire.
A atividade tem possibilitado um maior conhecimento acerca dos saberes necessários à prática pedagógica ilustrados nas obras do teórico. Além disso, a organização do trabalho contribui para a integração entre colegas numa perspectiva de estudo, reflexão, diálogo e escrita de trabalhos científicos com publicação.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Juliane Cláudia Piovesan, o PIBID é um programa de extrema relevância para as Licenciaturas e, em especial, do Curso de Pedagogia, que desenvolve ações teóricas e práticas, promovendo novas construções e alicerçando o conhecimento. Esse momento de organi