Exposição de estrutura treliçadas é atração no Prédio 12

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - assessoria de Comunicação URI-FW
25/05/2016

O hall do Prédio 12, onde fica a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo no Câmpus da URI sedia esta semana uma exposição muito interessante.


São miniaturas de pontes, museus e rodas gigantes conhecidas mundialmente e quem tem entre si uma característica em comum: as treliças. A exposição de Representações Físicas de Estruturas Treliçadas é resultado do trabalho de pesquisa sobre estruturas, feito em sala de aula pelos acadêmicos do 5º semestre. Luan da Silva Klebers, integra a turma que desenvolveu os projetos sob orientação do professor Alessandro Alves. Para o aluno, a atividade ajudou a quebrar o paradigma da treliça plana que o grupo estava estudando, pra mostrar que existem mais opções.


 “A gente teve que pesquisar estruturas que já existem, já foram edificadas e representa-las de forma física. Então a gente trabalhou muito com a questão da treliça espacial, que é uma treliça um pouco diferente da que estávamos estudando e que é muito usual também. Esse trabalho veio com o intuito de nos mostrar que existe muito mais do que aquilo que a gente estava estudando naquela disciplina”, relata Luan.


O professor responsável pela disciplina de Teoria das Estruturas, Alessandro Alves conta que  “os objetivos, além da compreensão do funcionamento de estruturas treliçadas e o entendimento das características específicas destas estruturas, são tornar as disciplinas de cálculo mais próximas dos acadêmicos e demonstrar a importância destas no dia a dia dos arquitetos. Neste sentido preferiu-se a exposição no hall do curso de Arquitetura e Urbanismo, tendo em vista o maior acesso a este espaço por nossos acadêmicos”.


A exposição pode ser visitada gratuitamente nos três turnos de funcionamento da Universidade.
 

Confira as imagens: