Falta 1 mês para a Prova do Enade

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
21/09/2016

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos formandos dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante a formação.


O Enade é obrigatório e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial*.


A prova será aplicada no dia 20 de novembro. Este ano a URI/FW participará do exame através da avaliação dos formandos dos cursos de Educação Física – Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.


Para a Direção do Câmpus, o Enade é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Os cursos avaliados pelo exame seguem um ciclo trienal conforme a Área.


O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. No histórico escolar do estudante fica registrada a situação de regularidade em relação a essa obrigação. Ou seja, fica atestada sua efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo Ministério da Educação (MEC). O não cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença do estudante no Exame determina situação de irregularidade junto ao Enade.


Nesses 12 anos, o Enade tem passado por diversas modificações, dentre as inovações mais recentes, está a exigência de preenchimento do Questionário do Estudante, que deve ser respondido por todos os concluintes inscritos no Exame. Caso o estudante não o preencha, fica em situação de irregularidade.


Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da Educação Superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Todos normatizados pela Portaria Normativa nº 40, de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores são medidas da qualidade dos cursos e das instituições do país, utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior, quanto como fonte de consultas pela sociedade.
 

 

 

 

Fonte*: portal.inep.gov.br/enade

Confira as imagens: