Família e Universidade na formação profissional

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação com colaboração do Prof. Luis Pedro Hilleshein
10/06/2016

Uma das características mais marcantes do curso de Tecnologia em Agropecuária é a participação ativa das famílias dos acadêmicos na formação profissional. Prova disso, são as ações realizadas ao longo do ano que priorizam esse convívio e provam que, mais do que nunca, esse é sem dúvida um dos itens mais importantes para a manutenção da família rural e a permanência dela no campo.


Esta semana, mais uma vez, o curso realizou o Encontro de Famílias. Na última terça-feira, 07 de junho de 2016, foi a vez da atividade ser desenvolvida com os acadêmicos do 3º.


O objetivo dos Encontros com os familiares é o desenvolvimento do Projeto profissional e de Vida do acadêmico. Segundo o professor Luis Pedro Hilleshein, o espaço do estágio e de desenvolvimento do projeto esta vinculado com a realidade de cada aluno.


Ainda segundo o professor Luis Pedro, coordenador do curso, “o desenvolvimento do projeto ocorre durante o curso, com a finalidade de que o acadêmico encontre durante a graduação seu espaço de trabalho e renda. Um desafio que será construído com espaços de estudo na Universidade e na sua realidade sócio profissional. A vida real do acadêmico, o seu entorno, o seu mundo do trabalho”.


O encontro com as famílias é realizado nos 1º, 3º 5º e 7º semestres. Nos eventos os acadêmicos apresentam o andamento de elaboração e implantação dos projetos. O momento acaba por se tornar de interação e integração, de diferentes aprendizados já que são vários grupos de estudos dispostos de acordo com as áreas do conhecimento.


Estes encontros fazem parte dos instrumentos pedagógicos do curso que trabalha com alternância de estudos. O coordenador Luis Pedro destaca que o principal instrumento pedagógico é o projeto profissional e de vida do acadêmico. “O que tem chamado atenção do curso é que 100% das famílias participam dos encontros, o que caracteriza o acompanhamento dos estudos e a grande responsabilidade que as famílias possuem com a formação dos  filhos”, explica ele.

 

Confira as imagens: