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Farmácia apresenta peça sobre Diabetes

O curso de Farmácia desenvolveu esta semana uma ação relacionada a um projeto que tem por objetivo conscientizar crianças sobre a temática Diabetes de uma forma lúdica e divertida.
A peça teatral “Diabetes em cena” foi apresentada nesta quinta-feira, 06, aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cardeal Roncalli, de Frederico Westphalen. As crianças tinham de 6 a 7 anos e puderam podem interagir com os personagens, interpretados pelas acadêmicas Karine Gabriela da Costa e Tauana Zemiani, do 8º semestre do curso. O projeto conta com a supervisão da professora Karen Freitas Santos.
Segundo informações encaminhadas pelo curso, a Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica considerada um dos principais problemas de saúde pública mundial, e acomete cerca de 246 milhões de pessoas. Há duas formas de diabetes, o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e a Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2).
O diagnóstico do DM1 geralmente ocorre antes dos 30 anos, enquanto que o DM2 manifesta-se, geralmente, após os 30 anos. Segundo dados do Instituto da Criança com Diabetes, de Porto Alegre, RS, a incidência de DM1 na infância e na adolescência no estado do Rio Grande do Sul é de 312 novos casos por ano.
De acordo com a professora Karen, “é de extrema importância levar o conhecimento sobre DM para a população e, de forma geral, a educação em saúde para as crianças, pode surtir efeitos satisfatórios, mais do que quando trabalhamos com adultos. As crianças têm curiosidade em aprender o novo, ficam atentas e questionam bastante. Foi esta experiência que vivenciamos com a atividade realizada, as crianças interagiram, participaram e mostraram que aprenderam um pouco mais sobre a doença. E, de forma especial, estavam ávidas pelo conhecimento para entenderem melhor o que acontece com um coleguinha que é diabético do tipo 1, assim como para ajudarem na qualidade de vida do mesmo. Resumo o trabalho como algo plenamente satisfatório e gratificante para mim, como docente e para as nossas acadêmicas que não mediram esforços para realizarem a atividade”.