Farmácia e Química Industrial realizam viagem de estudos interdisciplinar

Acadêmicos e professores dos cursos de Farmácia e Química Industrial da URI/FW realizaram, nos dias 16 e 17 maio, uma viagem de estudos para o estado do Paraná.
Na oportunidade foram visitadas as empresas LAR Cooperativa Agroindustrial (complexo industrial de aves e carnes), Laboratório Álvaro e a Prati Donaduzzi Medicamentos Genéricos.
No primeiro dia de atividades, pela parte da manhã, o grupo visitou o Laboratório Álvaro, em Cascavel, onde puderam verificar toda a rotina do laboratório. Foram visitados os setores de bioquímica, hematologia, cariotipagem, imunologia, parasitologia e microbiologia. Por se tratar de um Laboratório de abrangência nacional pode-se verificar o que há de mais moderno e tecnologia na área de diagnóstico clínico laboratorial.
Pela parte da tarde foi visitado o complexo industrial de aves e carnes da Cooperativa Agroindustrial LAR, em Matelândia. O frigorífico abate em média 270 mil aves/dia e conta com mais de 4.000 funcionários oriundos de 12 municípios da microrregião do Oeste Paranaense. Os cortes de frango Lar com maior destaque são os de coxas e sobrecoxas, filé de peito filetado, coxinhas das asas e outros 90 produtos (LAR, 2019).
Durante a visita, os acadêmicos e professores tiveram a oportunidade de acompanhar desde a chegada e abate do frango até a expedição do produto final, passando pelos setores de corte, embalagem, bem como tratamento de águas e efluentes da empresa.
No segundo dia da viagem foi realizada a visitação na empresa Prati Donaduzzi Medicamentos Genérico em Toledo. "Nascida em Toledo, no início dos anos 1990, a Prati-Donaduzzi é hoje a maior fabricante de remédios genéricos do Brasil. Com 4 mil funcionários e uma forte aposta em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, a empresa cresce a taxas de 25% ao ano" (Gazeta do Povo, 2013). Na oportunidade, o grupo conheceu o setor de controle de estoque, setor de fabricação de sólidos III, setor de Inovação e Pesquisa e Desenvolvimentos (P&D) e controle de qualidade. Durante a visitação, foi possível também conhecer um pouco mais sobre a empresa e a política de estágio. Pela parte da tarde o grupo foi brindado com um momento cultural acompanhado de um lanche.
De acordo com a acadêmica do 5º semestre de Química Industrial, Giovanna Balestrin, “a viagem de estudos foi de grande valia, na qual agregou conhecimento para minha formação profissional. Através das visitas técnicas pode-se ter uma visão mais aprimorada dos diversos segmentos que o químico pode atuar. As visitas proporcionadas pelo curso fazem com que nós, enquanto acadêmicos, possamos nos identificar e termos uma visão mais clara da área em que queremos atuar depois de formados”.
Para a acadêmica de Farmácia, Tananda Natiele da Rosa, “a partir da presente viagem de estudos, foi possível agregar mais conhecimentos, além de poder vincular os conhecimentos aprendidos em sala de aula com a prática encontrada em cada área de atuação nos locais visitados. Ademais, percebi o quão importante é o profissional farmacêutico, pois ele implicará diretamente na melhora da condição devida dos cidadãos”.