Feriado celebra 24 anos da URI nesta quinta-feira,19 de maio

Instituição é multicampi e comunitária

URI FW
Imagem Notícia

José Adelar Ody - Assessoria de Comunicação Reitoria URI
18/05/2016

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) chega nesta quinta-feira, aos seus 24 anos. Universidade comunitária  conta com seis Câmpus localizados nas cidades de Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.


Seu surgimento está ligado a um grande esforço de entendimento comunitário, onde Fundações de Ensino Superior de várias regiões do Estado uniram-se para dar origem à Fundação Regional Integrada (FuRI) mantenedora da URI. A URI possui 37 cursos de graduação com 109 opções de oferta, 30 cursos de pós-graduação Lato Sensu e oito Stricto Sensu próprios, sendo sete mestrados e um doutorado. A universidade conta com cerca de 13 mil alunos na graduação, 749 na pós-graduação Lato Sensu, 276 na pós-graduação Stricto Sensu e 2.209 alunos nas suas Escolas de Educação Básica.


A URI possui 87 grupos de pesquisa e desenvolveu no ano passado 393 projetos de pesquisa. Também atendeu no ano passado 85 mil pessoas (nove mil a mais que em 2014) nas diferentes áreas do conhecimento prestando serviços gratuitos de extensão por iniciativa própria ou através de parcerias com órgãos públicos. A universidade conta ainda com 2.074 professores e funcionários, tem um acervo bibliográfico de 535 mil obras e possui 420 laboratórios.  A URI possui nos seus Câmpus museus, corais, vila olímpica, ginásios, e abriga três Pólos de Modernização Tecnológica e um Parque de Modernização Tecnológica.


Através da oferta de bolsas do ProUni e programas próprios em 2015 a URI beneficiou 3.423 alunos totalizando um investimento de ensino gratuito superior a R$ 34  milhões. A URI recebe alunos de cerca de 120 municípios no Alto Uruguai, Médio Alto Uruguai, Missões, Centro Oeste e, cidades de Santa Catarina. Mantém ainda convênios com diversas instituições nacionais e internacionais.


O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli recupera no tempo o papel da instituição: “Dos acanhados espaços físicos do início até a pujança dos prédios, laboratórios, bibliotecas e demais instalações que compõem a URI nos dias de hoje, temos uma história muito linda para contar, que certamente está marcada na memória de muitos.


Nesse tempo, milhares de jovens e adultos buscaram na URI, a formação educacional para transformar as suas vidas, bem como para contribuir com o desenvolvimento das regiões em que ela está inserida”, destacou Luiz Mario Spinelli. A instituição integra o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). A URI tem uma receita orçamentária de R$ 239 milhões neste ano. Sua reitoria está localizada em Erechim e a FuRI tem sua sede em Santo Ângelo.
 

Confira as imagens: