Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Fisioterapia realiza minicurso de Suporte Básico de Vida
Os acadêmicos do 9º semestre do curso de Fisioterapia da URI/FW participaram do 1º Treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV).
O curso, foi realizado no dia 26 de abril, na Clínica Escola de Fisioterapia. O minicurso foi ministrado pelo Chefe de Enfermagem do SAMU de Frederico Westphalen, Enfermeiro Especialista Éderson Tschidel.
O evento foi divido em três etapas. No primeiro o Enfermeiro falou sobre as situações e como reconhecer se há necessidade de uma intervenção de suporte básico de vida. Os temas abordados foram: Parada Respiratória; Parada Cardiorrespiratória; Hiper/Hipoglicemia; Ataque conversivo; Ataque Convulsivo; AVC/AVE; e Síncope.
Em seguida, Éderson demonstrou as técnicas e condutas que devem ser tomadas diante da necessidade do SBV e capacitou os acadêmicos, professores e preceptoras de estágio.
As manobras de reanimação cardiopulmonar treinadas foram as compressões torácicas, aplicação de ventilação de resgate com uso de máscara e reanimador ventilatório manual (ambu) e o uso de DEA (desfibrilador Externo Automático). Além disso, as condutas em caso de hipoglicemia, AVC/AVE, convulsões, síncope e ataque conversivo. Também, fez-se a prática da manobra de Heimlich, em caso de engasgo em adultos e as técnicas em caso de engasgo em bebês.
A fisioterapeuta Cleusa Maria Richter, Preceptora de Estágio e Responsável Técnica da Clínica Escola de Fisioterapia da URI/FW, apresentou e realizou o treinamento de condutas internas em casos de necessidade de suporte básico de vida.
O algoritmo de SBV interno trata de condutas e normativas que cada profissional de saúde, estagiários e secretários devam tomar em caso de necessidade de socorro até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Também, se criou um código verbal de comunicação entre todos para informar de que se trata de uma emergência.