Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Formação docente é debatido no Fórum das licenciaturas das URI
Criado em abril deste ano na URI/FW, o Fórum das Licenciaturas é constituído pelos professores dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Pedagogia e Matemática e se destina ao debate acadêmico entre os envolvidos com as licenciaturas na Universidade.
Segundo a professora Marinês Ulbriki Costa, Coordenadora do curso de Letras, “o objetivo do Fórum é dialogar, refletir e estudar ações para o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores, unificando uma base de sustentação política, pedagógica e metodológica que promova uma identidade das Licenciaturas juntamente com a Educação Básica”.
As reuniões do grupo são mensais, sempre com temáticas voltadas à formação docente. De acordo com a professora Juliane Claudia Piovesan, Coordenadora do curso de Pedagogia, destaca-se reflexões do autor António Nóvoa, coordenado pela professora Elisabete Andrade.
Também sobre a resolução 02, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, que foi mediado pelo Mestrado em Educação da URI, pelas professoras Edite Maria Sudbrack, Elisabete Andrade e Luci Mary Duso Pacheco.