Formação docente é tema de entrevista de Leda Scheibe à URI
Professora será conferencista no IX Simpósio Nacional de Educação

Em entrevista à Universidade, a professora Leda Scheibe falou sobre o Processo de Formação Docente no Brasil. Leda participará como palestrante do IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores que acontece de 28 a 30 de setembro na URI.
O evento está com inscrições abertas para comunicadores até 20 de junho e para ouvintes até 20 de julho.
Para fazer a inscrição clique aqui.
Confira a posição da educadora quando questionada sobre formação docente, ensino superior e diretrizes para a formação inicial e continuada pela equipe do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Com a palavra a Professora Doutora Leda Scheibe:
PPGEDU: A aprovação do Plano Nacional de Educação (2014-2024) amplia o debate sobre a formação docente no Brasil, destacando várias metas para fazer frente a este desafio. Como a Senhora vê o alcance de tais projeções no contexto econômico-social em que vivemos?
Prof.ª Leda - As Metas 15 e 16 do atual PNE tratam especificamente da formação docente. A Meta 15 destaca a obrigatoriedade de formação em nível superior, a ser obtida em curso de licenciatura, de todos os professores e professoras da educação básica. Para isso, a meta propõe-se a garantir a construção de uma política nacional de formação dos profissionais da educação já no primeiro ano de vigência da lei (que se encerrou em 25 de junho de 2015...). O documento que deverá gerir esta política nacional de formação, contudo, está ainda em discussão e pretende-se que seja finalizado em breve. Em todo o caso, enquanto isso, e ainda por conta do Decreto n.6.755 de 2009, vários programas continuam sendo realizados no sentido de ampliar as oportunidades de formação de um maior número de professores em cursos de licenciatura. O cenário é desafiador, se considerarmos o percentual expressivo dos professores brasileiros que ainda não têm a formação mínima requerida para o nível ou a disciplina em que atuam, percentual esse que se eleva em disciplinas tais como a física. Contudo, dado o contexto econômico, social e especialmente o grave momento político que estamos vivenciando no país, há ações estratégicas cujo desenvolvimento tem sido ameaçado pela falta de verba. Já a Meta 16 do PNE refere-se à ampliação substantiva da formação continuada dos professores da educação básica em cursos de pós-graduação e outros programas que envolvem educação continuada. Pretende a formação, em nível de pós-graduação, de 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, e garantir a todos os seus profissionais formação continuada em sua área de atuação. Urge, portanto, não só a finalização do documento em construção sobre a política nacional de formação dos profissionais da educação, como o alinhamento dos planos estaduais e municipais com as meta