Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Formação docente em debate no III Ciclo de Estudos em Educação
A programação do III Ciclo de Estudos em Educação teve continuidade na noite desta segunda-feira, 31 de julho.
Um dos momentos marcantes da noite foi o lançamento de livros produzidos por alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação da URI/FW.
Algumas das obras lançadas resultam de dissertações do Mestrado em Educação.
A palestra da noite desta etapa do evento foi ministrada pelo professor Dr. Alexandre Ventura, sobre a Formação Docente: novos contextos mesma formação?
O professor que atua na Universidade Aveiro, em Portugal, retornou à URI/FW para participar de mais um importante evento voltado à educação. Em entrevista à equipe de Comunicação e Marketing da Universidade pouco antes da apresentação, o professor disse que a volta à instituição possibilitou uma espécie de reflexão sobre a profissão docente, especificamente sobre a formação do professor.
“Hoje vamos elencar um conjunto de problemas, questões que recorrentemente, digamos que nos últimos 20 anos nos têm afligido e têm sido mencionadas por inúmeras pessoas, pesquisadores e entidades. E depois vamos apontar alguns caminhos, algumas possíveis soluções para esses problemas com os quais temos sidos confrontados em termos de profissão docente, da sua imagem social, da sua atratividade. E em termos muitos particulares daquilo que tem sido a formação do professor de professores. Digamos dos professores que atuam no ensino superior e preparam os futuros professores do ensino não superior. Acho que essa é uma vertente do problema a ser tratada aqui de modo específico”, explicou o palestrante.
O III Ciclo de Estudos em Educação ainda terá mais uma etapa. No dia 17 de Agosto, além da apresentação de trabalho, prevista para Às 13h no Câmpus I, também será realizada a conferência sobre “A Educação Integral e a BNCC”, com a professora Dra. Jaqueline Moll, da UFRGS.
A palestra será realizada às 19h no Salão de Atos da URI/FW.