Formandos de Pronera fazem viagem internacional

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
14/07/2017

A primeira turma de formando do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) está realizando uma viagem de estudos internacional, o que reforça ainda mais a realização do programa de Internacionalização da URI/FW.


O destino é o Uruguai, onde os acadêmicos, professores e técnico-administrativos e de campo estão visitando propriedades e fazendo paradas estratégicas para apreciação da paisagem e dos sistemas de produção da região entre os municípios de Rivera e Florida.


Na programação estão inclusas ainda uma visita a empresa OLAM Internacional, para conhecer o sistema completo de uma unidade de produção, deste a produção no campo, até o processamento de leite na indústria. Também um tambo de produção de leite na cidade de Paso de los Toros, formado unicamente por vacas Jersey; onde serão acompanhados e orientados pelo Eng.º Agrônomo Jose Luis Mello.


E também está prevista uma visita na empresa Sementes Simão, localizada na cidade de Dom Pedrito, na região sul doRS. Lá será apresentado ao grupo o sistema de produção, recebimento e processamento de grãos e sementes de arroz e soja.


E os últimos compromissos dos visitantes são: uma visita a Unipampa - Campus Dom Pedrito, no Curso de Bacharelado em Enologia, para conhecer a produção de vinhos finos e a Adega da Universidade, além de almoçar no CTG da Universidade; e a visita à Vinícola Guatambu, também em Dom Pedrito, que é a primeira a funcionar totalmente com energia solar.


Antes do embarque da turma, na tarde de terça-feira, 11 de julho, o formando Ivandro Magnabosco, de 33 anos, natural de Sarandi, preside o Sindicado dos Trabalhadores Rurais do município, contou que a família dele mantem uma propriedade de pouco mais 13 hectares e trabalha com produção de uva e grãos. Ele é o primeiro integrante da família de 10 filhos a fazer um curso superior.


Eu aproveitei a oportunidade de fazer faculdade por ser também uma oportunidade que ninguém da minha família teve de ter um curso totalmente gratuito através do projeto da URI com o Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário na época, eu vi ali a chance de me formar num curso superior. Caso não fosse assim talvez eu nunca conseguiria”, relatou emocionado. Para ele, a viagem será um marco tanto na vida profissional quanto pessoal, já que é a primeira vez que Ivandro sairá do país, assim como muitos dos colegas.


A viagem de estudos, foi totalmente paga pelo convênio entre a URI/FW e o MDA.

O grupo retorna nesta sexta-feira, 14, à noite. E certamente chegará com muitas histórias, que assim como a formação acadêmica, ficarão para a vida toda.
 

Confira as imagens: