Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Franceses visitam a URI e conhecem estrutura da instituição
Estudantes da Casa Familiar Rural de Saint Romain de Popey ficaram hospedados na CFR de Alpestre durante uma semana

A diretora geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, o diretor Acadêmico, Carlos Eduardo Blanco Linares, e o coordenador do curso de Agronomia, Gelson Pelegrini, receberam uma comitiva da França, composta por 21 jovens, um monitor e um coordenador, no dia 31 de março. Conheceram o Small Farm Hub, a Escola de Educação Básica da URI, os espaços da graduação e os laboratórios. O grupo esteve acompanhado pelo diretor da Casa Familiar Rural Regional de Alpestre, Wagner Bohn.
Os visitantes internacionais são da região de Lyon e atuam na Casa Familiar Rural de Saint Romain de Popey. Eles chegaram à CFR de Alpestre, onde ficaram hospedados, no dia 24 de março, e permaneceram até o dia 31 de março, fazendo vários roteiros. A comitiva visitou propriedades da região, inclusive viram a produção de cachaça, melado e açúcar, utilizando a cana-de-açúcar como matéria-prima. Esteve também na Cooper 1, em espaços públicos do município de Alpestre, em Ametista do Sul – Capital Mundial da Pedra Ametista – e o Vale das Uvas, além de visitar espaços de turismo rural e a Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen.
De acordo com Bohn a avaliação da visita dos franceses é muito positiva pela troca de experiências. “A CFR deles trabalha como se fosse uma autoescola, uma escola de trator, que ensina conduzir o veículo, a trabalhar com solda e a resolver problemas. Também ensina a fazer pequenos reparos em motosserras e roçadeiras. Nesse sentido, recebemos a informação que é possível fazermos parceria e termos estas orientações nas nossas CFRs. É possível um monitor de cada Casa ir até a França se capacitar, para depois poder ensinar os nossos alunos e também a comunidade que tiver interesse”, explica o diretor.
A URI
Segundo a diretora Elisabete Cerutti receber mais um grupo de franceses reforça o caráter comunitário da URI e os eixos de internacionalização que os cursos da instituição de ensino superior têm vivenciado, sempre aprendendo e ampliando suas redes e universalizado os saberes. “Agradecemos as CFRs de Alpestre e de Frederico Westphalen por mais essa ação, realizada em conjunto e aos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agropecuária, por todos os diálogos construídos”, finaliza Elisabete.