Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Fundamentos teóricos e metodológicos de Geografia: Conhecimento e criatividade
O trabalho com maquetes ocorreu a partir de estudos do conceito de espacialidades na Geografia e as relações espaciais das crianças, na disciplina de FTM de Geografia, ministrada pela professora Camila Guidini Camargo.
Após estudo teórico, foi desenvolvido uma sequência de reflexões para subsídios práticos/lúdicos como cantiga, artigo é uma história infantil, intitulada "Nossa rua tem um problema" de autoria do escritor Ricardo Azevedo, que conta a história de uma rua e suas relações na versão dos diários de dois moradores: a menina Clarabel e o menino Zuza, mostrando visões diferentes da mesma realidade espacial.
Para realização do trabalho, foram organizados seis grupos (três com o diário da Clarabel e três com o diário do Zuza), com a proposta do desenvolvimento de uma releitura do livro representado em uma maquete
Observou-se nas apresentações dos trabalhos acadêmicos a importância nos detalhes das espacialidades da obra, destacando as construções de maquetes criativas, pontuando as relações humanas e a distribuição de elementos da rua, com apresentações lúdicas, ponderando que os grupos com as mesmas histórias, desenvolveram materiais diferentes.
Ainda, a turma apresentou o seu material para outra turma do Curso de Pedagogia, realizando assim trocas de experiências que agregam as interações e aprendizagens acadêmicas.