Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
FW Summit 2026 acelera o futuro do agronegócio com a presença do MEA
O maior espaço cultural dedicado à agricultura brasileira é um dos destaques do principal evento de tecnologia e empreendedorismo do Noroeste Gaúcho
Frederico Westphalen se prepara para sediar, entre os dias 12 e 14 de março, o FW Summit. O evento, que nasce com a ambição de ser o maior catalisador de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Noroeste do Rio Grande do Sul, terá um elemento importante para a identidade regional: a presença do MEA – Memorial da Evolução Agrícola.
Enquanto o Summit olha para o futuro, o MEA traz a memória e a base. Localizado em Horizontina, o Memorial é o maior espaço cultural dedicado à agricultura brasileira, uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere via Lei Rouanet. Sua proposta vai além da exposição histórica; é um centro que promove educação, cultura e desenvolvimento social por meio de experiências sensoriais, imersivas e interativas que contam a jornada da evolução do campo no país.
Esta conexão entre passado e futuro não é por acaso. O FW Summit tem como propósito central fortalecer as conexões entre academia, mercado e ecossistema de startups para fomentar o desenvolvimento regional. A inclusão do MEA nesta conversa traz para a mesa a dimensão cultural e social do setor primário, lembrando que a inovação tecnológica, tema central do evento, deve caminhar lado a lado com a memória e a identidade das comunidades que sustentam o agronegócio.
Sintonia de propósitos
Tanto o MEA quanto o FW Summit compartilham um compromisso com o desenvolvimento regional. Enquanto o Memorial o faz através da cultura, educação e preservação da memória, o Summit atua na ponta da tecnologia, do networking e do empreendedorismo. A participação do MEA no evento, que terá palestras com pessoas renomadas e lideranças regionais, garante que a discussão sobre o futuro do Noroeste Gaúcho também será alimentada por uma reflexão profunda sobre suas raízes e sua principal vocação econômica.
A diretora-geral da URI (uma das realizadoras do evento), Elisabete Cerutti, destacou que o FW Summit quer ser um espaço para discutir tendências, apresentar ideias e gerar oportunidades reais. “A presença do MEA é a garantia de que essa discussão terá um pé na rica história agrícola que construiu a região, oferecendo uma perspectiva única e fundamental para quem pensa em inovar no setor”, frisa.
O evento, realizado pela Agência Doo, pela URI/FW e pelo Small Farm Hub, já está com ingressos promocionais à venda, sob o slogan "O Futuro Começa Agora!", através do link: https://www.even3.com.br/auxcheckout/redirect?urlEvento=fw-summit-652118&idIngresso=776344&lang=pt