Ganhadores do Hackathon participam de Programa de Pré-incubação

Curso será realizado por meio de módulos de abril a dezembro deste ano

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
09/04/2025

Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, mas muitas vezes esbarraram na insegurança de como tirar o desejo do papel. Na região, por meio do Small Farm Hub – mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão –, está sendo possível oferecer suporte a potenciais startups que participaram do Hackathon em 2024, por meio do Programa de Pré-incubação. O intuito é oferecer estruturação e validação do seu modelo de negócios. O programa foi apresentado aos interessados no dia 7 de abril, na sede do ambiente de inovação.


Para os participantes, a iniciativa é o começo da sua trajetória no mundo das startups de forma direcionada. Serão realizados módulos mensais, de abril a dezembro, que contarão com workshops, tarefas práticas e mentorias, apoiados por profissionais capacitados e especialistas no desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (MVP) e um pitch estruturado.


O programa tem apoio da Fapergs, do Inova RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.

 

Módulos

Dia 28 de abril

19 horas: Definição do problema, introdução ao programa e objetivos, análise dos problemas das pequenas propriedades rurais, refinamento da ideia e segmentação do público-alvo, design thinking.

 

Dia 12 de maio

19 horas: Modelagem de negócio, introdução ao lean canvas (ferramenta visual que ajuda empreendedores a desenvolver, avaliar e validar ideias de negócio) e business model canvas, modelos de monetização e sustentabilidade financeira.

 

Dia 9 de junho

19 horas: Validação com o mercado, técnicas de validação de hipóteses, MVP exploratório – landing pages (página de internet que serve para converter visitantes em clientes), formulários e entrevistas.

 

Dia 7 de julho

19 horas: Desenvolvimento de MVP, tipos de MVP e tecnologias acessíveis para pequenos produtores.

 

Dia 4 de agosto

19 horas: Estratégias de marketing e vendas, comunicação para o público rural, estratégias de marketing digital e off-line.

 

Dia 8 de setembro

19 horas: Planejamento financeiro e investimentos, custos, precificação e viabilidade financeira, fontes de financiamento e editais para startups rurais.

 

Dia 12 de outubro

19 horas: Aspectos legais e formalização, formas jurídicas para startups rurais e propriedade intelectual e regulamentação.

 

Dia 3 de novembro

19 horas: Pitch e apresentação, estrutura de um pitch eficaz, técnicas de storytelling para investidores e parceiros.

 

Dia 1º de dezembro

19 horas: Demo day e encerramento, apresentação final para banca avaliadora, feedbacks e próximos passos para incubação.

Confira as imagens: