Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Graduação gratuita na URI: lançado o edital da segunda turma do Pronera
Os beneficiários de crédito fundiário podem realizar a graduação de Tecnologia em Agropecuária gratuitamente na URI – FW. A Universidade, que é pioneira neste processo, possibilita este acesso através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).
O edital para a segunda turma do curso de Tecnologia em Agropecuária pelo Pronera foi lançado na sexta-feira, em um momento junto com a primeira turma e na presença da diretora-acadêmica da URI-FW, professora Dra. Elisabete Cerutti, do coordenador do curso, professor Luis Pedro Hillesheim e demais docentes da Universidade. Estiveram presentes também os representantes da Casa Familiar Rural, Elisandra Mânfio, da Fetag, Tiago Stival, e da Emater, Gaspar Antônio Scheid.
“É quase um sonho poder dar continuidade a uma proposta pedagógica de Ensino Superior que inicia sua primeira turma em nível nacional e que com o trabalho de cada um se consegue conquistar a continuidade da proposta com a segunda turma. É um momento ímpar”, destacou o professor Luis Pedro, enfatizando ainda que os projetos construídos ao longo da graduação vão muito além da melhoria da renda das propriedades. “Precisamos melhorar o espaço e a valorização do espaço da agricultura familiar e dos beneficiários do crédito fundiário”, afirmou.
A diretora-acadêmica, professora Elisabete, falou a respeito da grande oportunidade de os jovens agricultores poderem realizar uma graduação e contribuírem amplamente em suas propriedades. “A trajetória do curso vai ao encontro do que a região precisa e se consolida pelas pessoas que possui e por superar os desafios para poder proporcionar uma formação de qualidade, formar empreendedores que contribuem com o desenvolvimento”.
Inscrições
As inscrições iniciam dia 20 de julho e se estendem até 07 de agosto. Os candidatos, que irão concorrer as 40 vagas, realizarão um processo seletivo no dia 14 de agosto, que será composto por uma prova com questões interpretativas, descritivas e de redação.
As vagas ao Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária do PRONERA, com matrícula e mensalidades isentas, serão destinadas a população jovem e adulta das famílias do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC), que deverão trazer a declaração de beneficiário.
Acesse AQUI o edital completo.
Veja o MANUAL DE OPERAÇÃO do PRONERA.