Graduação incentiva investimento na propriedade rural

Egressa de Tecnologia em Agropecuária, Nadiegi Freo, retorna ao campo e garante sucessão familiar

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
11/10/2023

O curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, tem a tradição de formar profissionais para a Sucessão Rural, buscando fomentar o empreendedorismo nas áreas da agricultura e da pecuária na região, que oferecem diversas oportunidades de produção de alimento e energia de qualidade.


O profissional da Tecnologia em Agropecuária é essencial para as gerações futuras, e a procura por estes tem aumentado consideravelmente, tanto na busca por empreendedores rurais na produção agropecuária, definidos como agricultores, bem como nas empresas do setor agropecuário, que trabalham ao longo da cadeia produtiva do agro, em setores de produção primária, agroindustrialização e a prestação de serviços.


A egressa Nadiegi Freo, atualmente acadêmica do curso de Agronomia e pós-graduanda em Nutrição de Bovinos de Leite, conta que ter concluído Tecnologia em Agropecuária na URI abriu diversas portas em sua vida. “Quando iniciei o curso, passei a atuar fora da minha propriedade para pagar os estudos e, em 2020, retornei a trabalhar com a pecuária de leite. A escolha da graduação é um fator importante para o sucesso da carreira, e a URI, com todo o seu diferencial, contribuiu com a minha volta à propriedade e a busca por mais conhecimento”, destaca Nadiegi.


- O curso superior de Tecnologia em Agropecuária une a teoria com a prática, tornando os profissionais ainda mais capacitados e com facilidade de inserção no mercado de trabalho. Hoje, sou produtora de leite e trabalho junto com meus pais na propriedade, aplicando em casa todo o conhecimento que obtive na universidade - complementa a egressa.


Tecnologia em Agropecuária na URI/FW

No decorrer da formação, os alunos do curso de Tecnologia em Agropecuária desenvolvem um Projeto Profissional e de Vida, oportunidade que constroem seus espaços de trabalho e renda. Desta forma, o índice de empregabilidade da graduação é alto na formação de empreendedores do campo. Além do estudante elaborar seu projeto profissional, este serve de base para atender necessidades das empresas e empreendimentos do setor agropecuário regionais e nacionais.


Os profissionais formados pela graduação da URI, portanto, recebem formação integral, se tornando profissionais com equilíbrio entre questões técnicas, sociais e ambientais do setor, sempre considerando o ser humano e as metodologias de trabalho com pessoas.


Vestibular

Você também pode fazer parte desta universidade que tem alto índice de empregabilidade. As inscrições para o Vestibular 2024 da URI estão abertas com vagas também para o curso de Tecnologia em Agropecuária. Os interessados podem se inscrever até dia 25 de outubro em vestibular.uri.br, com aplicação das provas no dia 29.

Confira as imagens: