Grupo Biosofia inicia 2024 discutindo cronograma para participação em eventos
Colonialismo na América também foi um dos assuntos da primeira reunião do ano, realizada no dia 18 de fevereiro

O planejamento de atividades para 2024 foi um dos temas da primeira reunião do ano no Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), da URI, Câmpus de Frederico Westphalen (URI/FW). Em formato on-line, o encontro aconteceu no dia 18 de fevereiro e também deu sequência às discussões sobre o colonialismo europeu na América.
A participação em eventos foi um dos pontos centrais da conversa entre os pesquisadores. O grupo planeja produzir estudos para participar de ao menos dois eventos científicos ao longo do ano, um em cada semestre, em Porto Alegre (UFRGS) e em Criciúma (UDESC). O objetivo agora é iniciar a produção de artigos e resumos com base nas obras estudadas pelo grupo nos últimos anos, como “Sociedade de Risco: Rumo a uma Outra Modernidade”, de Urlich Beck, amplamente discutida entre 2022 e 2023.
Outra obra debatida ao longo de 2023 e que segue em discussão é “1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade”, de Enrique Dussel. No primeiro encontro desse ano, os integrantes avançaram nas reflexões sobre o livro, com ênfase na discussão sobre os capítulos finais. A próxima reunião, marcada para o dia 17 de março, deverá ser a última com discussões sobre o livro de Dussel. A partir de então, o grupo se volta ao livro “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han.
Participaram do primeiro encontro de 2024 os integrantes: Claudionei Vicente Cassol, Claudir Miguel Zuchi, Clenio Vianei Mazzonetto, Gabrieli Schaeffer, João Victor Gobbi Cassol e Larissa da Silva Kellermann.
Sobre o Grupo Biosofia – URI/FW
O Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia) se reúne regularmente uma vez por mês, no terceiro domingo. As reflexões resultam em projetos de pesquisa e de extensão e internacionalização. Seus integrantes produzem, individualmente e em parceria interna e externa, nacional e internacional, textos em periódicos, capítulos e livros, comunicações, palestras, entrevistas e debates; atuam no stricto sensu, lato sensu, graduação, escola básica, gestão educacional e pedagógica, veículos de comunicação e assessorias.
O grupo desenvolve projetos com recursos de órgãos financiadores, como CNPq, Capes, Fapergs, PIIC-URI, PIBIC-URI, em parceria com instituições como a Associação Científica Medeia, PPGEDU-URI e instituições públicas e privadas nos campos educativo-pedagógicos, de comunicação e formação e de financiamento. Entre os/as integrantes há associados à Rede Internacional de Cidades Educadoras e Transformadoras (RICET). O Grupo é filiado à RedYala - Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais.
O Biosofia possui canal aberto com a comunidade através das redes sociais (https://www.facebook.com/groups/Biosofia/) e também realiza formações presenciais e on-line. Estimula, desenvolve e realiza estudos e pesquisas que pensam a vida, a dignidade humana e a justiça social.