Grupo de Pesquisa em Educação realiza encontro de planejamento

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
15/05/2014

O Grupo de Pesquisa em Educação – GPE - realizou nesta terça-feira, 13 de maio, um encontro para avaliação e planejamento das ações que estão sendo desenvolvidas pelo grupo, no ano de 2014.


O Grupo de Pesquisa em Educação – GPE, foi criado no ano de 1997 e tem como objetivo estudar as políticas educacionais no contexto sócio-político e cultural em que se inserem, propondo alternativas de transformação no nível macro e micro educacional. Também estuda as práticas educativas e formação do educador. O conhecimento produzido na área contempla aspectos da formação inicial e continuada dos educadores, estabelecendo relações com as políticas e espaços institucionais onde se instalam os processos formativos. Estuda as práticas pedagógicas produtoras dos saberes docente.


Atualmente o GPE conta com 6 pesquisadores, 47 estudantes e 2 auxiliares de pesquisa. Os pesquisadores que participam do Grupo de Pesquisa em Educação são: Ana Maria Carvalho Metzler, Attico Inacio Chassot, Edite Maria Sudbrack, Luci Mary Duso Pacheco, Maria Teresa Cauduro e Silvia Regina Canan.


De acordo com a Profa. Dra. Edite Maria Sudbrack, Líder do Grupo, “as repercussões dos estudos investigativos que o GPE vem desenvolvendo apontam para resultados positivos no ensino, na extensão e na pesquisa destacando-se: aprovação de trabalhos relativos às linhas de pesquisa para apresentação na comunidade acadêmica nacional e internacional e trabalho de assessoria junto à rede pública e privada de ensino, alimentado pela reflexão crítica das políticas educacionais e da formação docente.


Para o Ano de 2014 o Grupo estabeleceu as seguintes produções acadêmicas a serem publicadas:

- Livro: Pesquisas em pedagogia da Alternância no Sul do Brasil – Publicação conjunta entre a URI, UTFPR e UNOCHAPECÓ – Pesquisadora responsável pelo GPE Profª Drª Luci Mary Duso Pacheco
- Livro: OBEDUC – Politicas educacionais no Brasil na década de 2000: Interfaces, financiamento, gestão da educação e avaliação. Planejamento e Publicação conjunta entre URI e UNISINOS - Pesquisadora responsável pelo GPE Profª Drª Edite Maria Sudbrack
- Livro: Pesquisa em Educação - Pesquisadoras responsáveis pelo GPE Profª Drª Luci Mary Duso Pacheco e Profª Drª Ana Maria Carvalho Metzler.