Higiene e Segurança do Trabalho: Técnico em Eletrotécnica tem aula prática com o Corpo de Bombeiros

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
12/05/2023

Os alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica da Escola de Educação Básica da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participaram, na terça-feira, 9, de uma demonstração prática de primeiros socorros e teórica de combate contra incêndios. O momento foi realizado pela Sargento Adriane Weber Fioravante do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen como complemento da disciplina Higiene e Segurança do Trabalho.


O objetivo da disciplina é que os alunos conheçam técnicas modernas de segurança do trabalho, visando promover a proteção do trabalhador no local de trabalho. Dentre as atividades da matéria estão desenvolver atividades de segurança do trabalho voltadas para a prevenção de acidentes, a prevenção de incêndios e a promoção da saúde, e desenvolver e aprofundar o estudo de temas de maior complexidade que envolvam as empresas dentro do contexto de Segurança do Trabalho.


Ainda, no decorrer das aulas, os estudantes também aprendem sobre o surgimento, as vantagens e as responsabilidades da Segurança do Trabalho, sobre incidentes, acidentes, doenças profissionais, estatística e custo dos acidentes, sobre as Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho e outras temáticas como Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), definições de acidente no trabalho e prevenção, Equipamento de Proteção Individual (EPI), Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), Saúde Ocupacional, Classificação e Mapa de Riscos, fundamentos de gestão ambiental e definição de riscos ambientais e descarte de resíduos eletroeletrônicos.

Confira as imagens: