HOJE: Exportação será tema do V Fórum Itinerante do Leite

URI FW
Imagem Notícia

Jeane da Luz - Assessoria de Comunicação URI/FW
10/11/2017

Os caminhos para a exportação serão debatidos no 5º Fórum Itinerante do Leite, no dia 21 de novembro de 2017, em Frederico Westphalen, na região noroeste do Rio Grande do Sul. A proposta é avaliar as barreiras que precisam ser vencidas para uma efetiva inserção do Brasil no mercado mundial de lácteos. O encontro terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural das 9h às 12h, diretamente do Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Câmpus de Frederico Westphalen.

 

O fórum ao vivo será apresentado pelo jornalista Márcio Fernandes e dividido em dois painéis, com a participação de especialistas, empresários, autoridades e líderes do setor. A primeira parte enfocará o mercado externo de lácteos e as políticas públicas. O pesquisador João Cesar de Resende, da Embrapa Gado de Leite, apresentará dados de produtividade e de custos comparativos dessa atividade no Brasil e nos principais países produtores e exportadores. A visão governamental ficará a cargo dos secretários adjuntos da Agricultura de dois Estados: André Petry,do Rio Grande do Sul, e Airton Spies, de Santa Catarina. Depois, dirigentes de entidades representativas do setor avaliarão os desafios dessa cadeia para que os produtos lácteos do Brasil tenham maior competitividade no mercado mundial.
 

A programação prossegue à tarde com oficinas técnicas, reunindo produtores rurais, empresários, especialistas, professores e estudantes. Ao se inscrever, cada  participante deve optar por uma das três oficinas, com enfoques em gestão e sucessão na produção de leite, nutrição animal e caminhos para a exportação.
 

Os painelistas responderão perguntas do público presente no Salão de Atos e dos que assistirem pelo Canal Rural (TV e internet) ) e pelo YouTube (www.youtube.com/canalruralbr).

 

A iniciativa é do Canal Rural, do  Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul  (Fundesa), do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat-RS), do Sistema Farsul – Federação da Agricultura do Estado (Farsul), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – governo federal e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS) – governo do Rio Grande do Sul.
 

O fórum tem apoio técnico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Frederico Westphalen e da Empresa Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS). O apoio institucional é da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil), da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), da Cooperativa de Energia e Desenvolvimento do Médio Uruguai (Creluz),  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), da Organização das Cooperativas do Estado do RS (Sistema Ocergs-Se

Confira as imagens: