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Humanizando a educação
Escola da URI recepciona estudantes com meditação e acolhimento

A Escola da URI iniciou a semana de provas parciais com uma ação diferenciada para receber e preparar o estudantes para o momento da prova.
- Estamos fazendo as provas parciais para 1º , 2º e 3º anos, é uma preparação dos estudantes para o simulado e outras provas de vestibulares e ENEM. Os estudantes costumam ficar nervosos durante a realização das provas, mesmo que já sejam acostumados à nossa metodologia, então a escola pensou e recebeu eles de forma mais humana e acolhedora, diminuindo a ansiedade e deixar os alunos mais calmos e focados para as questões -, relatou a Diretora da Escola, Professora Marcia Dalla Nora.
Para a psicopedagoga da Escola da URI Jéssica de Marco, a primeira etapa foi “compreender de onde a Escola Básica da URI criou seu conceito de avaliação, vimos que essas avaliações são promoção da aprendizagem e não vem punir ou avaliar se o aluno sabe ou não, a avaliação é uma oportunidade de o estudante compreender o processo que eles estão e como eles constroem com a escola o conhecimento. Por vezes esse é o momento mais conturbado para os adolescentes, uma fase biológica da vida humana que gera muitos conflitos e sentimentos e emoções, somando isso tudo com uma prova, surge um medo e temor que geram muita ansiedade. Refletindo sobre isso e os atendimentos psicopedagógicos realizados com os alunos, eles nos relatam que erram muitas vezes por estarem nervosos e não por esquecer ou não saber o conteúdo”, destacou a psicopedagoga.
- Para trazer uma concentração para a prova e deixar o aluno com foco para poder realizar a atividade de forma precisa, nós organizamos esse momento diferenciado com eles. Potencializamos primeiramente os pensamentos positivos, depois entregamos um doce para eles terem um pouco mais de energia e um chazinho para aquecer o frio e diminuir um pouco a ansiedade. Depois realizamos uma meditação guiada para que eles pudessem parar, respirar e se conectar com o momento e o local que estão, somente depois disso entregamos as provas. Após a aplicação dela, já recebemos feedback dos estudantes contando que acertaram mais questões, que fizeram a prova de forma mais fluída e isso impulsionou o aprendizado deles – contou Jéssica sobre a prática humanizadora realizada.
- Temos o cuidado de cobrar os estudantes de passar o conteúdo, deles absorverem o conhecimento e terem resultados positivos em suas vidas e carreiras, mas também cuidamos de cada aluno para que ele se sinta acolhido, assim completamos a sua formação intelectual com sua formação humana – concluiu a Diretora da Escola.