I Seminário Institucional Residência Pedagógica

Relação teoria e prática na formação profissional docente

URI FW
Imagem Notícia

Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW
06/12/2019

No dia 05 de dezembro ocorreu o I Seminário Institucional do Programa Residência Pedagógica, com o intuito de oportunizar a reflexão e discussão da experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula, bem como a socialização das experiências e vivências propiciadas por meio da articulação e interação da iniciação à docência no âmbito do Residência Pedagógica - URI/FW.

O Programa de Residência Pedagógica, iniciado em 2018, é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e objetiva induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso  e tem como premissa básica o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas instituições em que atuarão.

Um dos diferenciais da Residência Pedagógica é a estratégia de integração entre escolas, universidades e secretarias de educação. Outro ponto importante é o caráter de imersão proposto pelo Programa de Residência Pedagógica. Ao todo, os alunos cumpriram uma carga de 440 horas em instituições do ensino básico e conviveram com as supervisoras, preceptoras , direções, comunidade escolar e colegas acadêmicos. 

No primeiro momento os acadêmicos Guilherme da Silva do Curso de Pedagógica e Luana Queiróz do Curso de Letras realizaram um momento cultural. Após, tivemos a palestra o Ensino Médio Inovador: desafios para a prática docente, com a professora Doutora Luci Mary Duso Pacheco, a qual destacou a nova política educacional que está sendo implementada nas instituições escolares.

Ainda, as professoras preceptoras das Escolas parceiras, Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli e Escola Sepé Tiaraju relataram a importância do Programa, na relação Educação Básica e Universidade. Destacamos e agradecemos as professoras, Adejane Pires da Silva, Carla Rosane Pigatto,  Claudia Bisello e Daniela Tarouco Veiga Ferreira pelo trabalho realizado.

Após os acadêmicos residentes dos Cursos de Letras, Matemática e Pedagógica relataram a experiência, as contribuições do Programa para a vida profissional, destacando as atividades realizadas no percurso.

Destacamos que as principais contribuições do Programa na formação de professores apresentados pelos licenciandos bolsistas e pelas professoras foram a relação entre universidade e escola básica, desenvolvida principalmente por meio da socialização profissional antecipatória e pela relação entre teoria e prática; desenvolvimento profissional docente, destacando o aprimoramento da prática docente no cotidiano escolar; valorização da profissão docente, adaptação e conscientização das condições de trabalho profissional; desenvolvimento da reflexividade docente por meio da reflex&at

Confira as imagens: