I Seminário SESC/URI de Educação reúne centenas de professores

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW
25/02/2019

Discutir a educação para promover transformação. Esse foi o tema da primeira edição do Seminário SESC/URI de Educação, realizado no Câmpus de Frederico Westphalen. A parceria entre as instituições reuniu durante três dias mais de 800 professores das redes públicas de 12 municípios da região do Alto Uruguai.


Com o objetivo de estimular a autonomia, o conhecimento e o protagonismo dos educadores, o evento ofereceu ao público palestras com renomados profissionais da educação que trataram de assuntos atuais como a educação da nova geração conectada, a criatividade e a inovação nas propostas pedagógicas e claro, a Base Nacional Curricular Comum.


Uma ótima oportunidade para o professor da educação infantil Jesus da Silva Moreira, de 63 anos. Há 36 atua na área e hoje é responsável pelos estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos, de Boa Vista das Missões.


Estes temas vêm ao encontro da nossa realidade. Porque viemos de tempos difíceis, com recursos limitados e diferentes dos que essa geração está acostumada.  Mas como estamos no mundo da tecnologia, as nossas crianças precisam ser correspondidas. Até na forma de pensarmos em como ensiná-las, precisamos mudar”, afirma o professor que participou ativamente do seminário.


Um dos palestrantes foi o professor Max Haetinger, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em Portugal e especialista em criatividade e em tecnologias aplicadas na educação. Ele falou sobre “educar a nova geração vibrante, inquieta e conectada, estamos preparados? ”. Para ele, a participação dos professores só comprova o comprometimento que os educadores têm com o seu ofício, com o ato de ser professor.


Dificilmente uma outra profissão consegue o engajamento, um comprometimento tão grande como temos aqui hoje. Onze municípios, todos os professores parando a sua vida num horário fora do seu trabalho. Estamos à noite. Eles todos estão aqui não para ganhar aumento, nem para ganhar na Loto, nem para ganhar na Mega Sena. Eles estão aqui para aprender. E não para aprende algo que vai só beneficiar sua vida pessoal. Eles estão aqui para aprender algo para ensinar melhor as nossas crianças”, explicou o Doutor em Educação.


A programação da primeira parte do Seminário, contou ainda com uma mesa redonda que debateu com secretários da educação a Base Nacional Comum Curricular, presidida pela professora Maria Cristina Gubiani Aita, da URI/FW e com a palestra sobre o mesmo tema, ministrada pelo Reitor da URI, professor Dr. Arnaldo Nogaro.


A segunda etapa do I Seminário SESC/URI de Educação de Frederico Westphalen, será realizado em julho, entre os dias 17, 18 e 19, também no Salão de Atos da URI/FW.

 

Confira a entrevista com o Dr. Max Haetinger.