I Simpósio de Direito Ambiental: os desafios da geração de energia sustentável

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
29/06/2015

No dia 25, mais de 500 pessoas, com o apoio de instituições públicas e privadas, estiveram presentes no Centro Cultural de Palmeira das Missões para o I Simpósio  de Direito Ambiental. O objetivo foi refletir sobre os desafios que esta e as próximas gerações terão de enfrentar para que a sociedade não entre em colapso pela falta de energia ou para gerá-la.


Diversas autoridades no assunto explanaram sobre o tema e instigaram a discussão. O primeiro palestrante, Secretário de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul, Lucas Redecker, apresentou um panorama geral das potencialidades energéticas do Estado. Segundo o Secretário, no que se refere à geração de energia eólica, a região do Médio Alto Uruguai apresenta características que facilitam a logística de instalação e distribuição de energia.


O Dr. Nilson Luiz Costa, professor de Economia da UFSM - Campus de Palmeira das Missões, dentre outros elementos de sua fala, destacou que “a sustentabilidade é uma condição de equilíbrio”, e que “a produção de energia, como a eólica, representa uma oportunidade de promoção do desenvolvimento sustentável e desenvolvimento local”.


O terceiro palestrante, Dr. Fabrício Hoff Dupont, professor de Engenharia Elétrica da URI de Frederico Westphalen, destacou os desafios técnicos não apenas para manter a sustentabilidade na geração, mas também para a produção do aparato necessário à geração e transmissão de energia. Apontou que o Brasil desperdiça, todos os anos, energia equivalente a tudo o que é gerado pela Hidrelétrica de Itaipu.


Já a Dra. Gizelli Moiano de Paula, professora do Curso de Agronomia da UFSM de Frederico Westphalen, tratando dos riscos decorrentes do aquecimento global, pontuou que a natureza tem condições de nos fornecer energia sustentável, havendo esperança de melhora na qualidade de vida.

 

Encerrando o evento, o Me. Thiago L. R. de Araújo, professor do Curso de Direito da URI de Frederico Westphalen, esclareceu que “a crise ambiental que se abate sobre a sociedade pós-moderna exige a construção de novos conceitos que consigam dar respostas eficazes do ponto de vista político e jurídico”.


O Advogado e Professor do Curso de Direito da URI de FW Me. Vagner Felipe Kühn, coordenador acadêmico do Simpósio, afirmou que “somente com a profunda dedicação das universidades e o envolvimento da sociedade teremos condições de legar um futuro que atente, ao mesmo tempo, para o sólido crescimento econômico, para o contínuo progresso da humanidade e para a preservação do meio ambiente. É, sim, possível superar ranços ideológicos e interesses individuais, de modo a construir um futuro que não deixe de contemplar nenhum desses grandes interesses sociais”.
 

 

Confira as imagens: