Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
ID_AÇÃO divulga resultados do primeiro ano de atuação
O ID_AÇÃO - Centro de Empreendedorismo da URI, criado em 2017, está cumprindo com o objetivo de incentivar a cultura do empreendedorismo entre os acadêmicos.
No primeiro ano o ID_AÇÃO desenvolveu várias atividades. Alcançando cerca de 3.500 pessoas, nas mais de 80 horas de atividades.
Segundo relatório divulgado pelos professores responsáveis pelo Centro, fora nove projetos inscritos no V Desafio Empreender. Três deles premiados e um em desenvolvimento.
É o projeto de fabricação da farinha de casca de uva, desenvolvido pelos irmãos Leomara e Maurício dos Santos, acadêmicos da URI/FW dos cursos de Química Industrial e Administração respectivamente. O projeto foi um dos finalistas da 5ª edição do Desafio Empreender e está em fase de testes. Os acadêmicos estão trabalhando na transformação do resíduo da indústria vitivinícola em farinha com características nutritivas para consumo humano. Os testes estão sendo feitos no laboratório de química da Universidade e conta com a orientação dos professores Camila Aguilar Busatta e Sandro Giacomelli.
De acordo com Leomara a participação no evento e conquista do projeto como um dos finalistas serviu de incentivo para a realização do sonho. No segundo semestre de 2017, o projeto foi enviado para captação de recursos e viabilizar o desenvolvimento da pesquisa e do produto e sim. O projeto foi aprovado no Programa de Apoio aos Pólos Tecnológicos do Governo do Rio Grande do Sul. E isso possibilitou que a URI fosse contemplada com recursos para a compra de equipamentos para laboratório.
“Isso possibilitou-nos desenvolver a nossa pesquisa e o produto a partir dela sem nenhum custo. Tudo através do programa”, conta a acadêmica pesquisadora. Leomara conta que o projeto está em andamento e afirma que a URI e o ID_AÇÃO têm sido muito importante para o desenvolvimento do produto e da ideia.
“Ter acesso aos laboratórios tem sido fundamental para a realização da pesquisa. Nosso objetivo é desenvolver esse produto sustentável, a farinha de uva, agregando valor a cadeia produtiva. Assim como também oferecer um produto com propriedades funcionais que são importantes na manutenção da saúde”, conta Leomara.
Ao todo foram mais de 10 palestras ministradas, cinco ações de mentorias individuais para o desenvolvimento de projetos e cinco eventos promovidos. E para 2018 muitas atividades já estão sendo pensadas, conforme contam os professores Ana Paula Pessotto, Gilson Panosso e Neimar Ferreira da Rosa.