III Ciclo de Estudos em Educação encerra primeira etapa

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
24/07/2017

A terceira edição do Ciclo de Estudos em Educação encerrou as atividades da primeira etapa na última sexta-feira, 21 de julho, com a conferência sobre “O Encontro e a teoria da criatividade no contexto da pesquisa Acadêmica”, ministrada pelo professor Dr. Gabriel Perissé, de Porto Alegre.


O evento realizado numa parceira entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW e a 20ª Coordenadoria de Educação de Palmeira das Missões foi aberto com a palestra do professor Dr. Arnaldo Nogaro, Pró-reitor de Ensino da URI, sobre “Neurociência e Educação”, no Centro de Cultura Mozart Pereira Soares, em Palmeira das Missões, na manhã do dia 19.


O III Ciclo de Estudos em Educação que tem como objetivo contribuir com os processos de formação continuada e desenvolvimento profissional docente, a fim de qualificar o trabalho pedagógico, contou com a presença, da professora Ana Jossade Félix Vieira, Coordenadora da 20ª CRE, que destacou a importância da parceira com a instituição que forma muitos docentes que atuam na região nas redes municipais e estaduais.


A Diretora-Acadêmica da URI/FW, professora Elisabete Cerutti, enfatizou que o momento de tantas discussões de cunho político nos levam a refletir sobre a perspectiva em que é preciso revisitar os grandes valores da sociedade. A URI se propõe a nunca parar de pensar na grande aproximação dos reais conceitos da educação, no sentido que é ser professor e no desafio contemporâneo em que a profissão se reinventa.


O palestrante da noite, Gabriel Perissé, é pesquisador em educação e foi sobre isso que falou ao público que praticamente lotou o Salão de Atos.


Não se pode pensar a Universidade sem pesquisa, e não se pode pensar um profissional sem espírito de pesquisa. A pesquisa acadêmica é um exemplo de como o ser humano vive como ser curioso que está sempre aprendendo na sua vida, no seu trabalho, no seu dia-a-dia. Então na Universidade se vive de maneira excelente, consciente e sistemática uma característica fundamental da vida humana, que é a busca pessoal de conhecimento com a ideia de montar para si mesmo um sistema pessoal de convicções”, explicou o professor a importância da necessidade de buscar aprender sempre.

 

A professora Edite Sudbrack, organizadora do evento, diz que o III Ciclo de Estudos em Educação superou a expectativa de público, pelo desafio de realizá- lo em duas sedes, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.


"Destaco a parceria com a 20ª CRE que mobilizou as escolas e docentes. A URI/FW  cumpre seu papel de Universidade regional com eventos assim.  Realço a adesão de todos os departamentos da Universidade contribuindo com mini-cursos. E que as duas conferências até o momento realizadas, foram de alto nível. Outra inovação foi a exposição Olhos do Mundo, contando um pouco da internacionalização do PPGEDU", contou a professora.


A programação do III Ciclo de Estudos em Educação, segue no próximo dia 31 de julho, com a palestra sobre “Formação Docente: novos contextos

Confira as imagens: