III Ciclo de Estudos: Entrevista com Prof. Alexandre Ventura
O evento que será realizado nos dias 19, 20, 21, 31 de julho e 17 de agosto, na URI/FW e em Palmeira das Missões, tem como objetivo contribuir com os processos de formação continuada e desenvolvimento profissional docente, a fim de qualificar o trabalho pedagógico.
Um dos palestrantes será o professor Alexandre Ventura, da Universidade de Aveiro, em Portugal. A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação, professora Edite Sudbrack, fez uma interessante entrevista, em nome da URI/FW com o palestrante.
Confira na integra a entrevista:
Entrevista com o Professor Dr. Alexandre Ventura - Universidade de Aveiro- Portugal - Conferencista Internacional do Evento
PPGEdu – URI/FW: A necessidade de formação continuada e desenvolvimento profissional docente é amplamente conclamada. Para alguns estamos nos repetindo. Mas se precisamos continuar o discurso desta necessidade seminal é porque ainda não foi incorporada suficientemente às Políticas Públicas e à Prática docente. Concorda?
Alexandre Ventura: Concordo inteiramente. Eu acho que, perante o atual panorama, podemos concluir que não melhorámos o nível da formação inicial e da formação continuada. Até considero que estamos numa situação menos boa, de menor qualidade, de menor rigor, de menor competência do que a que tivemos há 20/30 anos.
Uma das linhas de pesquisa com grande notoriedade no âmbito da teoria e da pesquisa sobre as organizações tem a ver com inteligência institucional e com a inteligência emocional em que é suposto as organizações irem aprendendo com as suas experiências, irem incorporando esse aprendizado na sua ação e, portanto, irem aprimorando a qualidade do seu exercício, da sua ação. Esta questão da formação inicial e da formação continuada de professores, manifestamente, não revela uma aprendizagem, não revela uma inteligência organizacional. Ao invés de aproveitarmos e de irmos melhorando a qualidade desse trabalho, efetivamente nós estamos a apresentar patamares de qualidade inferiores.
Alexandre Ventura: Na verdade, do ponto de vista das políticas públicas educacionais de muitos países, e do ponto de vista até da ação institucional das organizações responsáveis por realizar formação inicial e formação continuada de professores, nós não estamos encarando com seriedade essas mesmas dimensões essenciais para a qualidade da formação dos professores, e consequente impacto na qualidade da formação dos alunos. Aquilo a que se vem assistindo é um desinvestimento, portanto uma diminuição do financiamento em muitos países relativamente à formação inicial e à formação continuada de professores.
Alexandre Ventura: Verificamos em muitas instituições, que antes se dedicavam a formação inicial de professores, ao encerramento do curso de formação de professores, a conversão total ou parcial desses mesmos cursos que antes eram exclusivamente presenciais e que agora passam a ser parcial ou totalmente através da educação a distância. Asssisti