Impacto da brucelose e tuberculose na cadeia leiteira é tema de evento

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
24/06/2015

A URI – FW realizou, no último dia 19, o Seminário de impactos na brucelose e tuberculose na cadeia produtiva do leite na região do Médio Alto Uruguai. O evento contou com os palestrantes Thiago Caetano Schmidt Cantarelli e Oreno Heineck.


Participaram 140 pessoas, sendo quase todos filhos de produtores da região. De acordo com o professor organizador do evento, Carlos Eduardo Blanco Linares, o principal incremento do seminário é atentar aos produtores de leite da Região do Médio Alto Uruguai para o impacto causado pela tuberculose e brucelose na cadeia leiteira. “Não tem como qualificar a cadeia sem abordar e atacar essas duas doenças. O número de propriedades certificadas livres dessas doenças na Região do Médio Alto Uruguai é irrisório. Se compararmos nossa Região com países como Uruguai e Argentina veremos que estamos anos atrasados, quem dirá se comparássemos com Países ditos desenvolvidos”, avaliou o professor.


 
O seminário é decorrente do Projeto coordenado pelo professor Carlos Eduardo Blanco Linares e financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Esse projeto, que teve o apoio de empresas da Região e envolvimento direto de colaboradores do Corpo docente da URI - FW realizou um levantamento epidemiológico da brucelose e tuberculose em propriedades da Região do Médio Alto Uruguai. Ao término, foram realizados dois seminários em que foram levantados a importância e impacto da brucelose e tuberculose na cadeia leiteira.

 

Confira as imagens: