Inauguração do Laboratório de Análise do Leite acontece hoje

URI no desenvolvimento da região

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
11/09/2014

“Um marco importante no desenvolvimento da Agricultura Familiar e de toda a região”. Esta afirmativa da diretora-geral da URI – Câmpus de Frederico Westphalen, Silvia Regina Canan, resume o grande momento que será realizado no próximo dia 24, às 10h no câmpus II da Universidade (Polo de Modernização Tecnológica).


Nesta oportunidade, serão inaugurados dois importantes laboratórios que atenderão as necessidades da região: o Laboratório de Análise de Alimento e Laboratório de Análise de Leite.


Na presença de lideranças nacionais e locais, representantes de entidades, da comunidade acadêmica e participantes em geral, será oficialmente iniciado o grande projeto que beneficiará especialmente os produtores setor leiteiro que atualmente precisam enviar seus produtos para municípios distantes e, a partir de agora, poderão ter o serviço oferecido em um local mais próximo, com mais facilidade, economia e rapidez.

No último dia 11, a direção da URI reuniu-se com os professores responsáveis pelo projeto, além de representantes da Ademau, Território da Cidadania e Governo do Estado, a fim de discutir os detalhes da inauguração dos laboratórios.

 


A atividade que já é tão promissora na região irá desenvolver-se ainda mais, já que, conforme explicou o professor Sandro Rogério Giacomelli, um dos mentores do projeto e gestor do Programa Polos Tecnológicos, o laboratório que realizará as análises é constituído por pelos modernos equipamentos que se têm referência no mercado mundial.

 


Saiba mais sobre o laboratório:


A proposta do laboratório de análise de leite é enfrentar o grande desafio de viabilizar o processo industrial de boa parte da matéria prima do leite produzida na região melhorando, significativamente, a apropriação de renda para os agricultores, cooperativas, associações de produtores e seus municípios. Para operacionalizar esse desafio, a região vem conduzindo uma dinâmica de envolvimento com vários atores locais e regionais, para seguir na proposta de transformação da produção, principalmente no sentido de viabilizar a industrialização dessa produção.


Para melhor atender essa demanda da área do leite, assim como atender as determinações da Normativa 51 e 62 do MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento foram adquiridos os equipamentos – com recursos advindos do Ministério –, para laboratório de análise de leite a fim de abranger os 34 municípios do território.