Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Inaugurados laboratórios de leite e de alimentos na URI – FW
Um dos maiores projetos já desenvolvidos na região iniciará suas atividades nos próximos dias e o marco oficial aconteceu nesta quarta-feira, 24, com a solenidade de Inauguração do Laboratório do Leite e do Laboratório de Alimentos, Águas e Nutrição Animal no câmpus II da URI – Câmpus de Frederico Westphalen.
O evento contou com o momento de agradecimentos a todos os envolvidos no processo de consolidação destes espaços, com os pronunciamentos e o desenlace da fita inaugural.
O professor da URI – FW Dr. Sandro Rogério Giacomelli, que foi um dos idealizadores do projeto afirmou que o funcionamento destes laboratórios é a concretização de um sonho, construído com muitas mãos. Giacomelli, que também é gestor do Programa Polos Tecnológicos, traçou uma linha do tempo relatando o advento do projeto desde 2006.
“Os laboratórios contam com o que hoje há de mais moderno no mundo, assim como é na região abrangente do projeto desde a matéria prima até o produto final. Este projeto auxiliará no desenvolvimento das atividades das famílias rurais e a todos que estejam ao alcance do laboratório, prestando soluções para a cadeia leiteira do sul do Brasil, que é hoje responsável por 33% do leite produzido no país”, destacou o gestor.
O superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Natal Signor enfatizou a garantia na avaliação do produto final, tendo em vista a atuação dos laboratórios junto à comunidade regional. “A função desse investimento em laboratórios é assegurar, garantir e trabalhar a qualidade para o consumidor. O laboratório é para os consumidores do mundo inteiro uma vez que os produtos do Rio Grande do sul estão em mais de 156 países”, relatou.
Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Dalva Schneider apontou que o Território da Cidadania, com seus debates precursores teve papel fundamental na instituição deste projeto. Uma vez que o Programa tem em suas prioridades, também, a Cadeia gaúcha do leite. Ela ainda enfatizou o quanto a URI como Universidade fomentadora de pesquisa é grande parceira.
Em seu discurso, Adir Antonio Lazzaretti, do Conselho do Desenvolvimento Territorial do Médio Alto Uruguai – CODETER, fa